HOME Notícias
Empresária na rede Arca Mania, Thais Pegado fala sobre experiências e empreendimento familiar

empresária, fisioterapeuta e comunicadora conversou com a Frisson sobre suas experiências e as particularidades da Arca Mania

Foto: Lino Vieira

Integrante da diretoria da Arca Mania, empreendimento varejista fundado em 1985 pelos empresários Guilherme Pegado e Jacqueline Gurgel, Thais Pegado iniciou sua trajetória na empresa muito antes de oficialmente assumir o cargo na direção. Ressaltando valores humanos, Thais já via no dia a dia dos seus pais, Guilherme e Jacqueline, o que seria necessário para a empresa familiar e, desde cedo, já entendia a rotina do empreendimento. 

“Acredito que nosso diferencial seja a parte humana. Nossa empresa, por ser familiar, tem uma cultura muito particular baseada em valores que agregam: respeito, empatia, ética e, acima de tudo, ‘calor humano’ tentamos passar isso para nossos colaboradores de forma que eles vivenciem isso na prática e isso nos faz mais fortes, assim nos tornamos uma grande família”, destacou Thais, em entrevista para a Frisson em 2021.

A empresária, fisioterapeuta e comunicadora conversou com a Frisson sobre suas experiências e as particularidades da Arca Mania. Confira: 

Frisson: Thais, você é graduada em fisioterapia, certo? O que te atraiu primeiramente nessa área? 

Thais Pegado: Sim, sempre tive admiração pelas possibilidades da fisioterapia e o que ela consegue realizar na vida das pessoas. Por mais que não esteja mais na área, o amor pela fisioterapia sempre vai prevalecer.

Frisson: Você também possui experiência acadêmica em programação neurolinguística, certo? Pode explicar um pouco sobre ela e como ela te ajuda no dia a dia de seu trabalho da empresa? 

Thais Pegado: A PNL é uma ferramenta valiosa para se comunicar de forma mais assertiva, ter uma compreensão melhor sobre o outro, então uso ela no trabalho, mas principalmente na minha vida pessoal.

Frisson: Antes mesmo de entrar como profissional oficialmente, você já participava do dia a dia do Arca Mania, certo? Pode relembrar como a empresa teve influência no seu crescimento e amadurecimento?

Thais Pegado: Com certeza. A Arca Mania sempre influenciou no meu crescimento pessoal, pois estive dentro desde o início e minhas raízes foram sendo fortalecidas também como ser humano.

Frisson: A empresa é genuinamente familiar. Pode contar um pouco sobre as vantagens de se estar trabalhando em família? 

Thais Pegado: Procuramos manter o profissionalismo dentro da empresa e não envolvemos o lado pessoal. Mas é uma força trabalharmos juntos, apesar dos desafios que também temos diariamente.

Frisson: Pode explicar sobre como é o organograma da empresa? 

Thais Pegado: Dividimos o negócio e, hoje, só está eu e meu irmão na gestão da Arca Mania. Ele está na direção geral e estou abaixo dele.

Frisson: Você foi da fisioterapia para o marketing. Como foi essa transição?

Thais Pegado: Houve uma necessidade da empresa e depois que tive filho, preferi voltar as atenções para o negócio da família.

Frisson: A comunicação empresarial é um segmento que ainda está em desenvolvimento e está em constante transformação. Como você trabalha o marketing e a comunicação da empresa? 

Thais Pegado: A comunicação ainda é um ponto que precisamos melhorar diariamente e sempre precisamos estar nos aperfeiçoando.

Frisson: Ainda, a comunicação tem um viés em fortalecer os valores éticos da empresa. Como você desenvolve e comunica esses valores? 

Thais Pegado: Nossos valores éticos e humanos são pontos importantes que estão dentro dos nossos próprios valores. Buscamos repassar isso por meio do nosso comportamento do dia a dia.

Frisson: A pandemia foi um momento que afetou diversas empresas em diversos segmentos. Como a Arca Mania, como varejo, foi afetada? Você possui dados concretos sobre as mudanças, de março de 2020 para cá?

Thais Pegado: No ano de 2020, tivemos diversas dificuldades devido à pandemia, foi um ano bastante difícil. Mas esse ano de 2021, tivemos uma ressaca devido há dois anos de pandemia e uma crise econômica muito forte. Assim, tivemos que nos reinventar.

Frisson: Como a comunicação da empresa teve de se adaptar à pandemia? Houve alguma mudança? 

Thais Pegado: Sim, fizemos mudanças nas formas de vender, implementamos o nosso site, o delivery… E também mudamos na forma de estar presente virtualmente na vida dos nossos seguidores/clientes.

Frisson: Acha que se encontrou na Arca Mania ou possui desejo de tentar outra ocupação profissional? 

Thais Pegado: Tenho muito a crescer profissionalmente ainda na Arca Mania, trazendo melhorias.

Frisson: Além da Arca Mania, quais são seus interesses, hobbies e ocupações?

Thais Pegado: Amo estar em família, cuidar do meu filho, viajar e estar ao lado das pessoas que amo.

Frisson: Quais seus planos para 2022? 

Thais Pegado: Ser uma pessoa cada vez melhor, mais capacitada e contribuir um pouco mais na vida das pessoas.

 

PUBLICIDADE