Foto: Vatican News
O Papa Emérito Bento XVI morreu neste sábado, 31, aos 95 anos. O velório deve iniciar na próxima segunda-feira, 2, na Basílica de São Pedro. Já o funeral está marcado para a próxima quinta-feira, 5, na Praça de São Pedro, presidido pelo Papa Francisco, seu sucessor. A causa da morte não foi divulgada.
"É com pesar que informo que o Papa Emérito Bento XVI faleceu hoje às 9h34 [5h34 no horário de Brasília] no Mosteiro Mater Ecclesiae no Vaticano", escreveu o perfil de notícias do Vaticano em sua conta do Twitter. O Papa Bento havia passado por uma piora de saúde nos últimos dias, conforme havia anunciado o Papa Francisco na última quarta-feira.
Conhecido por ser o primeiro Papa a renunciar em quase 600 anos, Bento XVI nasceu na Alemanha como Joseph Ratzinger em 1927 e foi escolhido como o 265º Papa no dia 19 de abril de 2005. Renunciou em 2013 e, desde então, vivia no Mosteiro Mater Ecclesiae. A história de sua renúncia foi contada pelo filme "Dois Papas", lançado em 2019 e dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles. Na ocasião, que chocou o mundo, Bento XVI disse que seus motivos envolviam a saúde do corpo e da mente.
"Desde tenra idade, ele descobriu a beleza da fé em Cristo através do claro testemunho de bondade e esperança de sua família", escreveu o Vaticano sobre a atuação de Bento XVI.