HOME Notícias
TRF-5 empossa nova Mesa Diretora para o biênio 2025-2027 com Roberto Machado, Joana Carolina e Leona


Legenda: Os desembargadores Joana Carolina (à esq.), Roberto Machado (centro) e Leonardo Resende (à dir.) assumem a gestão do TRF-5 no biênio 2025-2027 Foto: Divulgação/TRF5

Os desembargadores federais Roberto Machado, Joana Carolina e Leonardo Resende foram empossados na noite desta segunda-feira (31) como presidente, vice-presidente e corregedor-regional do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), respectivamente. O trio assumirá os cargos até 2027. A cerimônia de posse foi conduzida pelo atual presidente da Corte, desembargador federal Fernando Braga, enquanto o decano do TRF-5, desembargador Paulo Roberto de Oliveira Lima, foi responsável por saudar os novos gestores, marcando o início de um novo ciclo no tribunal.

 

A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, entre elas a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD); o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Herman Benjamin; o advogado-geral da União, Jorge Messias; o procurador-chefe da Procuradoria Regional da República, Rafael Ribeiro, entre outros convidados.

 

Durante seu discurso, o novo presidente do TRF-5 destacou as prioridades para o biênio, com foco na continuidade dos projetos de modernização do tribunal e no aperfeiçoamento dos sistemas judiciais. Machado também se comprometeu com melhorias no sistema de pagamento de precatórios e com a realização de concursos para preencher 64 vagas na primeira instância da 5ª Região.

 

“Temos em andamento um concurso para provimento de, pelo menos, 11 cargos de juiz federal substituto. Também está em nossos planos: encerrar o PJe 1.x e implementar o PJe 2.x em toda a 5ª Região; desenvolver um novo sistema de precatórios; contribuir para a implantação do sistema de recursos humanos e folha de pagamento, que será centralizado no CJF; disponibilizar soluções por meio de inteligência artificial; implantar um sistema de videomonitoramento integrado no tribunal; e concluir as obras de recuperação da nossa fachada”, declarou Machado.

 

Conheça os novos gestores do TRF-5

Roberto Machado
Natural de Fortaleza (CE), o novo presidente do TRF-5 é graduado em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e possui pós-graduação pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Iniciou a carreira como promotor de Justiça no Ceará e, posteriormente, atuou como juiz de Direito estadual. Tornou-se juiz federal em fevereiro de 1988, na 4ª Vara da Justiça Federal em Pernambuco. Em dezembro de 1989, assumiu a titularidade da 6ª Vara da Justiça Federal no Ceará. Também integrou os Tribunais Regionais Eleitorais do Ceará e de Pernambuco nos biênios 2003-2005 e 2021-2023.

 

Joana Carolina
Atual vice-presidente do TRF-5, Joana é recifense, bacharel em Direito e mestre em Direito Público pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atuou como técnica judiciária no próprio TRF-5, procuradora do INSS, procuradora da Fazenda Nacional e advogada da União. Ingressou como juíza federal substituta da 5ª Região em 2001 e foi promovida a titular em 2003. Exerceu cargos de diretora e vice-diretora do Foro da Justiça Federal em Pernambuco, além de atuar como juíza auxiliar na presidência do TRF-5 entre 2017 e 2021.

 

Leonardo Resende
Empossado como corregedor-regional da Justiça Federal da 5ª Região, Leonardo é juiz federal desde 2001. É bacharel em Direito pela UFC e mestre pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). Atuou como juiz substituto na 5ª Vara do Ceará e foi titular das 1ª e 14ª Varas do Ceará, bem como da 1ª Vara de Alagoas. Foi diretor do Foro da Seção Judiciária nos biênios 2011-2013 e 2013-2015, além de ter atuado como juiz nos Tribunais Regionais Eleitorais de Alagoas (titular e corregedor) e do Ceará (suplente).

PUBLICIDADE