Foto: Divulgação / José Leomar (Alece)
Eleita vice-prefeita de Fortaleza na chapa encabeçada por Evandro Leitão (PT), Gabriella Aguiar vai assumir, em 2025, o segundo cargo mais importante do Executivo municipal. Médica geriatra, ela foi eleita deputada estadual em 2022 com mais de 83 mil votos.
Aos 34 anos, Gabriella Pequeno Costa Gomes de Aguiar é filha do ex-governador Domingos Filho e da prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar. De família política, é irmã de Domingos Neto e neta de Domingos Aguiar.
Atuante na Assembleia Legislativa, apresentou quase 2.000 requerimentos e mais de 200 projetos de lei, com 39 deles sendo aprovados nas áreas de assistência social, saúde mental, idosos, agricultura e defesa dos direitos das mulheres. No Legislativo cearense, preside a Escola Superior do Parlamento Cearense, que foi ampliada de duas para 124 sob seu comando.
Profissionalmente, Gabriella Aguiar concluiu residência médica Clínica no Hospital Geral de Fortaleza e Geriatria no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo. Com mestrado em Ciências Médico-Cirúrgicas na Universidade Federal do Ceará, tem experiência de um ano no Hospital Kremlin Bicétre, em Paris. Ela também é professora universitária e membro do corpo clínico do Hospital Geral de Fortaleza e do Hospital Waldemar de Alcântara.
Atuante na inclusão
Gabriella Aguiar é a autora do Projeto de Lei que cria o Programa Social de Nutrição para Pessoas com Síndrome de Down possibilita, na rede estadual de saúde, fortalecer políticas públicas na área de alimentação e nutrição essenciais para o desenvolvimento e o crescimento dos indivíduos com Trissomia 21.
O projeto oferece apoio no planejamento nutricional e auxílio na orientação familiar, além de suplementações, orientações nutricionais e prevenção de casos de intoxicações ou qualquer outro distúrbio ou alteração causados na ingestão de alimentos nocivos a esse público específico. A iniciativa contempla ainda a realização de ações que favorecem condições adequadas para o processo de orientação nutricional, tais como a promoção, prevenção, identificação e encaminhamento para especialistas da rede pública de saúde das pessoas com Síndrome de Down que apresentem distorções orgânicas causadas pela alimentação ingerida.
Esta coluna parabeniza Gabriella Aguiar pela vitória na eleição de Fortaleza no último domingo (27) e deseja sucesso à gestão.