Foto: Divulgação
O desembargador Heráclito Vieira de Sousa Neto foi eleito com 32 votos para a Presidência do Tribunal de Justiça do Ceará no biênio 2025-2027 e irá suceder o respeitado desembargador Antônio Abelardo Benevides Moraes. O novo Presidente do TJCE ingressou na magistratura em 25 de abril de 1993, como juiz substituto da Vara Única de Mulungu. Pelo critério de antiguidade, foi promovido para a Comarca de Sobral em 1993. No ano seguinte, assumiu como titular da 1ª Unidade do Juizado Especial Cível e Criminal.
Heráclito Vieira de Sousa Neto também atuou na 6ª Turma Recursal do Fórum Dolor Barreira e Varas Criminais do Fórum Clóvis Beviláqua e respondeu por unidades do JECC da capital. De 12 de janeiro a 26 de agosto de 2015, trabalhou como juiz auxiliar da Presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará e foi juiz substituto do órgão. Além disso, foi diretor da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará de 2016 a 2021 e presidiu a Coordenação do Sistema de Juizados Especiais Cíveis, Criminais e da Fazenda Pública do Estado.
Em sua exitosa carreira, o nobre magistrado ainda foi juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça nos biênios de 2001 a 2004 e atuou como juiz Coordenador da Coordenadoria dos Crimes contra a Administração Pública. Esta coluna cumprimenta e deseja sucesso a Heráclito Vieira de Sousa Neto, uma das personalidades mais respeitadas e consagradas no mundo jurídico brasileiro.