HOME Notícias
Evandro Leitão destaca importância de ações da campanha Setembro Amarelo

O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), deputado Evandro Leitão (PDT) ressaltou, durante a sessão plenária presencial e remota desta quarta-feira (06/09), o lançamento da campanha Setembro Amarelo na Alece, que visa conscientizar a sociedade sobre valorização da vida e prevenção ao suicídio, bem como alertar sobre a importância dos cuidados com a saúde mental. 

A campanha foi lançada na última sexta-feira (01/09), no Departamento de Saúde e Assistência Social da Casa, na presença de colaboradores e de representantes de instituições parceiras que também trabalham com a conscientização da prevenção e “posvenção” do suicídio e no tratamento da depressão. “Agradeço a todos que participaram do lançamento. Esta é uma pauta bastante relevante e compreendo a necessidade de termos, tanto na esfera pessoal como nos ambientes de trabalho, a empatia para acolher quem precisa de ajuda e a sensibilidade de mostrar para todos que ninguém está sozinho”, assinalou.

A blitz informativa, que faz parte dos eventos do Setembro Amarelo, realizada nesta quarta-feira, por meio da Célula de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas Restaurativas, do Comitê de Responsabilidade Social da Alece, também foi lembrada pelo presidente da Casa. A iniciativa envolveu panfletagem, com o intuito de levar informações para a sociedade sobre saúde mental e valorização da vida.

“Teremos um mês de extensa programação, em alusão aos cuidados com a saúde mental. Além da blitz de hoje, teremos uma caminhada no próximo domingo (10/09), no cruzamento da Avenida Rui Barbosa com a Avenida Beira Mar, a partir das 16h30”, anunciou.

Segundo o deputado, haverá uma série de palestras nas escolas, com a Oficina Despertar, que visa enfatizar a importância dos cuidados com a saúde mental. Outras atividades também estão previstas, como a edição especial do Cine Alece, no próximo dia 28 de setembro, no Auditório Murilo Aguiar. “O prédio da Assembleia Legislativa está iluminado de amarelo durante todo este mês, chamando a atenção para essa mobilização tão necessária”, acrescentou.

A Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental e Combate ao Suicídio, criada em 2019, na Casa, também foi destacada por Evandro Leitão. “A iniciativa se desenvolveu e hoje temos uma estrutura de excelência, oferecendo acompanhamento psicológico gratuito para servidores, comunidade do entorno e demandas espontâneas. Falo aqui da Célula de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas Restaurativas, que faz parte do Comitê de Responsabilidade Social (CRS)”, disse. 

O presidente da Casa informou que são dezenas de profissionais qualificados que prestam esse acolhimento, num serviço de promoção de saúde, escuta ativa e tratamento das demandas emocionais de centenas de pessoas. “Convoco todos para reforçarmos a conscientização sobre esses problemas graves de saúde pública, às vezes silenciosos, que são a depressão e o suicídio. Nesse contexto, os cuidados com a saúde mental são eficazes formas de prevenção”, afirmou. 

A importância de enfrentar o preconceito e os estigmas da sociedade sobre o assunto de saúde mental, por meio da sensibilização social e quebrando tabus, foi outro ponto apontado pelo deputado. “É preciso atingir um objetivo comum: todos nós tendo a devida noção da importância de prevenir a depressão e o suicídio, com conhecimento, informação e sabendo que podemos contar com todos aqueles que se comprometem com a defesa da vida”, assinalou.

PUBLICIDADE