HOME Notícias
Alece celebra luta das pessoas com Síndrome de Down em solenidade

Foto: Reprodução Instagram

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou sessão solene, na tarde desta terça-feira (21/03), no Plenário 13 de Maio, para celebrar o Dia Mundial da Pessoa com Síndrome de Down. 

O deputado De Assis Diniz (PT), subscritor do requerimento, afirmou que “a síndrome exige paciência, tolerância, compreensão, mas, antes de tudo, muito amor”. O parlamentar defendeu a inclusão na sociedade por meio da empatia, diálogo e conscientização. 

Já a primeira-dama da Alece e presidente do Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense, Cristiane Sales Leitão, informou que o presidente da Casa, deputado Evandro Leitão (PDT), deu entrada em um projeto de indicação que prevê reserva de vagas nas contratações do poder público estadual para pessoas com Síndrome de Down e Transtorno do Espectro Autista (TEA). 

Ela ainda apresentou o trabalho realizado pelo Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi), que atende crianças com Síndrome de Down e TEA. “A rotina é intensa e é possível ver a cada dia as conquistas das crianças, respeitando as particularidades de cada uma e acolhendo as famílias parceiras”, comentou ela, que elogiou o trabalho desempenhado pela equipe multidisciplinar do Centro. 

Para a mãe de uma criança com Síndrome de Down atendida no Ciadi, Erismar Moreira da Silva, é um orgulho fazer parte da instituição. “Gostaria de agradecer a todos que fazem parte da família Ciadi. Tenho orgulho de ter entrado nessa família grandiosa e acolhedora”, afirmou.

Durante a solenidade, foram entregues 32 certificados de homenagens a pessoas e instituições. Pela primeira vez, o papel de cerimonialista da solenidade foi realizado por uma pessoa com Síndrome de Down, Levi Pimenta Justi. 

Foram realizadas ainda apresentações culturais no evento. A primeira foi uma apresentação do cantor Waldonys com Matheus Gabriel Santana Malheiro, pessoa com Síndrome de Down, que interpretaram juntos a canção “Sonho de Ícaro”. “Eles podem sonhar tudo, podem sonhar e realizar”, comentou Waldonys. A outra apresentação  foi uma encenação de “Ursinho Pimpão", feita por Alexandre e Gabriela, atendidos pelo Núcleo de Apoio e Assistência à Pessoa com Deficiência do Município de Eusébio (Namme).

Estiveram também na mesa da solenidade os deputados Lia Gomes (PDT) e Antônio Granja (PDT); e o promotor de Justiça e coordenador auxiliar do Centro de Apoio Operacional da Cidadania (Caocidadania), do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), Hugo Frota Magalhães Porto Neto. A sessão contou ainda com a presença das deputadas Jô Farias (PT) e Juliana Lucena (PT), de pessoas com Síndrome de Down, de familiares e de representantes de instituições e órgãos públicos.  

PUBLICIDADE