HOME Notícias
Academias e hotéis passam a exigir passaporte da vacina no Ceará

O passaporte já é obrigatório em restaurantes, bares, barracas de praia e eventos desde novembro

Foto: Divulgação


Academias e hotéis do Ceará passaram a exigir passaporte da vacina no Ceará na última segunda-feira, 3, seguindo exigências do decreto estadual, anunciado no dia 23 de dezembro. 

O passaporte já é obrigatório em restaurantes, bares, barracas de praia e eventos desde novembro. É necessário que a pessoa tenha o ciclo vacinal completo, que inclui duas doses da vacina Pfizer, AstraZeneca ou CoronaVac, ou a vacina de dose única da Janssen.

Cada estabelecimento pode adotar a própria metodologia sobre como cobrar o passaporte. No caso da academia Ayo Fitness Club, localizada no bairro Patriolino Ribeiro, o local está inserindo o passaporte direto no cadastro dos alunos, de forma que não seja necessário pedir o documento sempre que a pessoa deseje entrar no local. Segundo Sasha Reeves, diretora da Ayo, o primeiro dia da obrigatoriedade foi tranquilo, apesar de ter registrado resistências pontuais de alguns alunos. 

Apesar de indicar respeitar inteiramente o decreto, Sasha destaca que a medida para as academias ocorre de forma assimétrica em relação a outros estabelecimentos ligados à saúde. "Acreditamos que somos um local de prevenção da saúde, exatamente como uma clínica de fisioterapia que vai reabilitar. Por que eles não têm a obrigatoriedade da exigência e as academias têm? A gente exige muito e pede ao governo esse apoio em relação ao reconhecimento do segmento na prevenção da saúde. E a gente pede que esse apoio seja para que as pessoas estejam mais fisicamente ativas, saiam do sedentarismo, porque com certeza isso combate as comorbidades". 

A população também pode denunciar estabelecimentos que não estiverem exigindo o passaporte por meio dos canais de denúncia da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), como o aplicativo Fiscalize Fortaleza, o telefone 156 e o site denuncia.agefis.fortaleza.ce.gov.br. 

PUBLICIDADE