HOME Notícias
Ipê-Amarelo é definido como novo símbolo de Fortaleza

A escolha já foi definida por meio do decreto N° 14.944, publicado em 9 de março

Foto: Roberto Rodrigues/Divulgação

Após consulta pública realizada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Seuma), entre os dias 5 e 25 de junho do ano passado, a árvore Ipê-Amarelo, também conhecida como Caraúba, foi definida como símbolo de Fortaleza. A escolha se firma poucos dias antes do Dia Internacional das Florestas e da Árvore, celebrado no dia 21 de março.

O Ipê-Amarelo possui o nome científico de Tabebuia aurea, termo de origem tupi-guarani e que significa “pau ou madeira que flutua”. Possui um porte médio e alto e pode alcançar entre 5 e 20 metros de altura e espécie nativa, possuindo grande potencial paisagístico, principalmente nos meses de setembro e outubro, quando suas folhagens alcançam tons de amarelo. 

A escolha já foi definida por meio do decreto N° 14.944, publicado em 9 de março. “A ação tem o intuito de estimular o sentimento de pertencimento do cidadão com a flora, além de incentivar o plantio deste ipê regional, também conhecido como Caraúba, que tanto embeleza a nossa cidade, fortalecendo essa característica ambiental do município de Fortaleza”, destacou a titular da Seuma, Luciana Lobo, em nota enviada para a imprensa.

 

PUBLICIDADE