HOME Notícias
Grupo Cidade apoia campanha em prol da doação de órgãos


Foto: Lino Vieira

O Grupo Cidade de Comunicação apoia a Campanha Maria Sofia, em prol da doação de órgãos. Informe-se, divulgue e propague essa corrente de amor, esperança e vida. 

 

A iniciativa começa nesta sexta-feira, 8 de março de 2024, uma data simbólica, que personifica a importância das mulheres na sociedade e marca os três meses do falecimento da Sofia.

 

O lançamento se deu durante visita da mãe de Maria Sofia, a executiva Gaída Dias, ao Instituto do Rim.

 

Campanha Maria Sofia incentiva a doação de órgãos no Brasil

 

A trajetória da influenciadora digital cearense Maria Sofia se transformou em uma campanha pela esperança e pela vida através da doação de órgãos. Após complicações na saúde, transplante de fígado e o falecimento, a filha da empresária Gaída Dias e do prefeito de Caucaia, Vitor Valim, tem seu nome na campanha que visa esclarecer, conscientizar e divulgar a importância de se doar órgãos em prol da vida. 

 

A autorização para a doação de órgãos em território brasileiro é concedida pelos familiares. Para que a vontade em doar os órgãos após a morte seja atendida, é necessário comunicar à família sobre essa decisão. A doação de órgãos pode ocorrer após a morte encefálica ou em vida (neste caso, é possível doar um dos rins, parte do fígado e parte dos pulmões para um cônjuge ou parente até o quarto grau e com a devida compatibilidade). Também é possível doar órgãos para alguém que não seja da família. Porém, nesse caso, além da devida compatibilidade, é necessária a autorização judicial, e comunicação ao Ministério Público e ao comitê de ética do hospital.

 

O Brasil é hoje o país com a maior taxa de aceitação familiar para doação de órgãos da América Latina. Em 2014, 58% das famílias brasileiras optaram por doar os órgãos dos seus familiares, enquanto, em 2013, o índice era de 56%. Esses percentuais são de 51% na Argentina, 47% no Uruguai e 48% no Chile. Atualmente, 95% dos procedimentos são realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), tornando o país referência mundial no campo dos transplantes e maior sistema público do mundo.
 

Apesar da evolução apontada pelos números, a média de doadores segue distante de suprir a demanda de pacientes. Atualmente, conforme o Ministério da Saúde, cerca de 66,2 mil pessoas aguardam na lista de espera por um órgão no Brasil. Trata-se de uma das maiores listas dos últimos 25 anos. 

 

Maria Sofia recebeu um transplante de fígado. Após sua partida, a família atendeu ao seu desejo e realizou a doação de quatro órgãos. Agora, é hora de ver essa corrente de esperança, amor e vida crescer ainda mais.

 

A seguir, fotos de Lino Vieira:

PUBLICIDADE