HOME Notícias
Elmano de Freitas anuncia avanços, êxitos e desafios no Governo do Ceará

O governador Elmano de Freitas (PT) figura entre os mais elogiados políticos da nova geração de gestores públicos brasileiros. Parte desse êxito se deve à vida ao lado das camadas mais humildes da sociedade. "Minha trajetória me ajudou muito a ter sensibilidade com o povo mais simples do Ceará, por saber como o nosso povo vive, quais dificuldades do nosso povo e conhecer a vida do povo. Na hora de tomar decisão como governador, peço a Deus que eu nunca esqueça daqueles locais por onde andei, as comunidades indígenas, quilombolas, as comunidades das lutas por moradia. A gente sempre aprende com essas ocasiões", relatou.

 

Os aprendizados na trajetória política também influenciaram a sensibilidade de Elmano como gestor. "Aprendi quando trabalhei com a então prefeita Luizianne Lins, aprendi com os investimentos em educação pública, em saúde, na cultura. Aprendi demais como deputado também, trabalhando com Evandro Leitão, a maneira como ele é correto, a determinação, a maneira que ele constrói e consegue realizar. Então, é um conjunto de aprendizados", pontuou.

 

Assunto do momento, a polêmica envolvendo o estádio Castelão na mesma data do show de Caetano Veloso e Maria Bethânia, em novembro, também foi abordada pelo petista. "Torço pelo Ceará e estou muito orgulhoso pelo campeonato que o Fortaleza tem feito, que é um orgulho para o povo cearense. Nós temos uma questão a resolver, que é o jogo no Castelão coincidindo com um grande show. Evidentemente, a prioridade tem que ser o jogo do Fortaleza. Por isso, vamos ter que encontrar uma solução. Temos que garantir o estádio de futebol para o que é um dos grandes orgulhos nossos, que é o futebol e o desempenho que o Fortaleza está tendo", revelou.

 

Divergências internas no PT

A irrequieta disputa interna do Partido dos Trabalhadores para escolher o candidato para a Prefeitura de Fortaleza em 2024 colocou Elmano de Freitas entre dois amigos. "Respeito muito a ex-prefeita Luizianne. O PT é um partido com regimentos. É uma tradição do PT a base indicar os delegados e os delegados escolhem quem apoiar. Há algum tempo, algumas pessoas gostariam de ser candidato do PT. O deputado Guilherme Sampaio gostaria de ser candidato, a deputada Larissa Gaspar gostaria de ser candidata, a deputada Luizianne gostaria de ser e tinha toda legitimidade para ser, e o Evandro Leitão se filiou ao PT e queria ser candidato. No PT, os filiados vão a uma urna, votam em uma chapa e sabem qual candidato aquela chapa apoia. O Evandro é meu amigo. A Luizianne é minha amiga. Então, me cabe respeitar o processo interno do PT. Eu fui candidato a prefeito escolhido dessa maneira, escolhido num processo de debate interno em que os candidatos se apresentaram, e o partido, pela base, decidiu o candidato. Eu fico feliz de o PT ter nomes tão bons como Guilherme, Larissa, Luiziane, Evandro", contextualizou.

 

De acordo com Freitas, a escolha da maioria dos filiados foi acertada. "Evandro é um excelente candidato. Foi secretário de Estado do Governo do Cid, foi líder do Governo do Camilo, ajudou muito o Camilo. Posso falar porque eu era deputado ao lado dele. Tenho a absoluta convicção que, se Deus quiser e o povo de Fortaleza o escolher como prefeito de Fortaleza, ele vai fazer um bem enorme na Cidade, porque ele é uma pessoa de coração muito bom, muito sensível, uma pessoa que começou a sua vida social e política na Lagoa Redonda, fazendo projetos de esporte, ajudando crianças pobres da comunidade. O importante para um gestor é gostar de gente", destacou. 

 

Têm medidas que nós ainda vamos avançar mais. O Ceará tinha algo em torno de 130 profissionais da área de Inteligência. Nós aumentamos para mais de 730. Nós vamos ter gente na área de Inteligência espalhada no Ceará inteiro. 


Ciro Gomes

Quando o nome de Ciro Gomes é pronunciado, Elmano de Freitas é taxativo quando perguntado sobre a possibilidade de dialogar politicamente com o ex-aliado. "Neste momento, não. Eu aprendi uma coisa, que a gente tem que se dar respeito. Quando uma pessoa fala o que fala, diz que o presidente Lula é ‘isso’, o presidente Lula é ‘aquilo’, que o partido que eu integro é uma organização criminosa, eu não posso dialogar com uma pessoa que demonstra absoluto desrespeito ao presidente Lula, ao ministro Camilo, a mim, ao partido que eu faço parte. Se tivesse a seriedade de dizer ‘governador, tem um caso de corrupção no seu governo, está aqui o caso’, eu dialogaria e teria o maior cuidado de mandar apurar com o maior rigor possível. Mas eu não posso, de maneira nenhuma, manter essa postura, dialogar com alguém com esse grau de pouca contribuição", afirmou.

 

Apesar das críticas, Elmano também elogiou Ciro Gomes, mas lamentou a conduta adotada pelo pedetista. "Eu esperava muito mais, porque eu tenho convicção de que a inteligência, o preparo, a capacidade que ele tem de poder ajudar o estado do Ceará, ajudar o Brasil, é muito grande. Mas eu acho que o que (Ciro) tem feito ajuda muito mais aqueles que governaram o Brasil nos últimos quatro anos. De cada dez frases, nove são falando mal do Lula, do Camilo e aqui do Governo do Estado. Eu acho que isso não ajuda em nada", ponderou.

 

Se o diálogo com Ciro não é possível momentaneamente, o mesmo não se adequa a outros nomes do PDT. "Estou falando especialmente da pessoa dele. Eu posso conversar tranquilamente com o André Figueiredo, eu posso dialogar com outras pessoas. Isso eu não tenho nenhuma dificuldade. Mas, em relação a essa pessoa, eu não tenho condição de, nesse momento, estabelecer diálogo. Eu preciso, evidentemente, de uma postura diferenciada", declarou.

 

Mulheres no Governo

A presença de mulheres gerindo importantes pastas da gestão estadual também foi destacada por Elmano de Freitas. "Quando eu me dei a tarefa de dizer que o nosso governo ia ser paritário, metade do secretariado era homem, metade era mulher. A gente vai ter pessoas que também nunca foram secretários e são excelentes secretários do nosso governo", ressaltou.

 

As escolhas não foram à toa, segundo o governador. "Critério técnico, critério de pessoa dedicada, de pessoa trabalhadora e mais da metade do orçamento do Estado são mulheres. A secretária de Saúde é mulher, a secretária de Educação é mulher. Elas duas gerenciam mais da metade do orçamento do Estado", explicou.

 

Eu quero pedir à população: confie na nossa Segurança, que o dado da sua informação serve para a gente planejar, serve para prevenir, serve para fazer ações que podem até fazer, devolver, pegar seu celular de volta, como nós estamos fazendo.


Segurança Pública

A desafiadora situação da segurança pública foi assumida por Elmano de Freitas para a tomada de decisões que visam diminuir a criminalidade no Estado. "Tomamos medidas de mudar o Secretário de Segurança, fizemos medidas de aumentar o número de horas extras. Aumentar a diária dos nossos policiais, aumentar a gratificação por apreensão de armamento, garantimos aumento de viaturas, já entregamos mais de 120 viaturas para a nossa Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Forence, chamei mais de 400 policiais civis, chamei mais de 1.400 policiais militares que estão em plena formação. Dia 19 de setembro, 1.100 policiais vão para a rua plenamente, 388 estão em formação, e eu estou chamando mais de 200. Então, nós buscamos intensificar esse número de policiais para ter mais presença da Polícia na rua para garantir que o cidadão sai de casa e ele vê que a polícia está na rua e o bandido também vê", destacou.


A atuação do departamento de Inteligência foi elogiada pelo governador. "Têm medidas que nós ainda vamos avançar mais. O Ceará tinha algo em torno de 130 profissionais da área de Inteligência. Nós aumentamos para mais de 730. Nós vamos ter gente na área de Inteligência espalhada no Ceará inteiro. É um profissional que está lá em um barzinho ou na periferia de Fortaleza, em um jogo de futebol, em alguma comunidade, ele está só para ouvir. Ele é um policial que fica buscando informações. Essa informação que a pessoa que é do bairro não tem coragem de ir na delegacia dizer, porque, se ela disser, pode ser repreendida, a Inteligência vai pegar essa informação. Com essa informação, a Polícia Civil e a Polícia Militar vão poder agir. Vamos ter muito mais informações privilegiadas para agir contra a organização criminosa. Isso já está começando a dar resultado", explicou.

 

A atuação do secretário de Segurança Pública, Roberto Sá, foi elogiada por Freitas, que ressaltou a trajetória do subordinado. "30 anos na PM, formador de policiais no BOP da PM, terminou Direito, foi ser delegado da Polícia Federal. Então, é um homem com muito conhecimento de rua e com muito conhecimento de Inteligência, formado pela Polícia Federal do Brasil. A partir da chegada dele, já há uma diminuição dos índices de violência no estado do Ceará", afirmou.

 

Celulares roubados e devolvidos aos donos

Elmano detalhou o êxito do programa "Meu Celular". "Nós desenvolvemos a tecnologia de poder descobrir uma coisa simples. O sujeito furta o celular, rouba o celular, vende para alguém, e esse alguém acaba vendendo para outro. Nós fizemos uma coisa simples: pedimos à operadora, com base no Boletim de Ocorrência que o cidadão fez, lá tinha o número dele. Nós identificamos qual era o celular daquele número e pedimos à operadora com quem estava aquele celular, porque todo celular tem um código. Aí, a operadora informa. Uma mensagem é enviada para a pessoa. Com essa ação, nós já devolvemos 2.700 celulares aqui no nosso Estado para as pessoas que tiveram o celular roubado ou furtado. Com base no Boletim de Ocorrência, as pessoas receberam de volta. Eu quero pedir à população: confie na nossa Segurança, que o dado da sua informação serve para a gente planejar, serve para prevenir, serve para fazer ações que podem até fazer, devolver, pegar seu celular de volta, como nós estamos fazendo. O programa 'Meu Celular' foi lançado em abril. Em quatro meses, já devolvemos 2.700 aparelhos", celebrou.

 

O mesmo formato será utilizado, de acordo com Freitas, para um programa envolvendo motos roubadas. "Vamos iniciar pela Região Metropolitana, mas queremos fazer isso para todo o Ceará. O meu sonho é ter todas as motos do Ceará devolvidas ao cidadão. Se a moto dele for roubada, ele vai comunicar imediatamente à Polícia e a Polícia vai poder rastrear, achar e pegar a moto dele de volta e devolver a moto para ele", anunciou.

 

Silvio Santos

A morte de Silvio Santos foi lamentada por Elmano de Freitas, que abordou a importância do comunicador. "Todo mundo tem uma admiração pelo Silvio Santos. É a memória afetiva que a gente tem que faz parte da vida da gente. Então, eu fiquei com esse impacto pela morte. O Silvio Santos tem a beleza de ser a pessoa que faz você lembrar de uma boa lembrança que você tem da sua família", analisou.

 

Para Elmano, Silvio Santos unia as famílias em frente à TV. "Ele faz parte da memória de grande parte dos brasileiros. Estar em casa, com o pai, com a mãe, com os irmãos, assistindo ao programa do Silvio Santos. Essa é a memória que temos no coração, do dia de domingo, ficar em casa, sentados, assistindo", concluiu.

PUBLICIDADE