HOME Notícias
Com foco em turismo espiritual e peregrinações, Leoney Rodrigues já visitou mais de 100 países

Levando grupos para pontos turísticos em sua maioria religiosos, Leoney já trabalha há 30 anos no setor

Já foram mais de 100 países visitados, da Terra Santa, localizada entre o Rio Jordão e o Mar Mediterrâneo, em Israel, aos Caminhos de Paulo, na Grécia. As viagens de Leoney Rodrigues, especialista em turismo espiritual e peregrinação, são repletas de experiências, não só religiosas, mas culturais e espirituais. 

Levando grupos para pontos turísticos históricos de todo o mundo, Leoney já trabalha há 30 anos no setor e conversou com a Frisson sobre sua experiência, suas recomendações de destinos espirituais e sobre a mudança do comportamento do turismo após a pandemia. Confira a entrevista:

Frisson: Como a senhora iniciou sua jornada como agente de turismo? Pode relembrar sua trajetória como profissional do setor?
Leoney Rodrigues:
Comecei na Antiga Escola Técnica Federal do Ceará, que hoje atende por outro nome, e comecei a trabalhar na Representação da Air France em Fortaleza.

Frisson: A senhora também é dona de uma agência, certo? Pode falar sobre a história do empreendimento?
Leoney Rodrigues:
Tenho minha agência de turismo há mais de 20 anos, a Mastem Viagens. Hoje também presto serviço para a Wee Traver, uma Startup fantástica 

com os melhores profissionais de turismo de Fortaleza, que está hoje entre as melhores do Brasil. Ela é comandada pela Natalia Abreu, e encontrei suporte, assessoria e muitos amigos, profissionais do Turismo sempre dispostos a dar uma mão e construir melhores caminhos para nós, profissionais do setor.     

Frisson: Você trabalha principalmente com peregrinações. O que acredita que atrai turistas a esse tipo de turismo?
Leoney Rodrigues:
Ao longo da minha jornada no turismo, a vida foi me levando para o “Turismo Espiritual”, para as peregrinações. É uma área que amo e que adoro conduzir pessoas, para imersões de cunho espiritual movido para a religião ou simplesmente para melhorar como ser humano. Hoje as pessoas procuram mais esse tipo de turismo, talvez por conta de tudo que passamos com a pandemia, as perdas etc. 

Frisson: Pode destacar quais peregrinações são as mais procuradas, tanto internacionalmente quanto no Brasil?
Leoney Rodrigues:
Com certeza o destino mais procurado é Israel - Terra Santa -, depois vem a Grécia, com os “Caminhos do Apóstolo Paulo”... A Turquia, com 7 Igrejas do Apocalipse, o Egito e a trajetória de Moisés e, com certeza, os Santuários Marianos, na Europa. No Brasil, temos a Aparecida do Norte, em São Paulo.   

Frisson: Destes 30 anos trabalhando na área, a senhora percebeu um aumento na procura do turismo religioso?
Leoney Rodrigues:
Com certeza! Houve um aumento de 100%, devido a tudo que passamos com a pandemia.

Frisson: Dentre as peregrinações que você acompanhou, qual a sua preferida e qual acredita que seja seu diferencial?
Leoney Rodrigues: Todas foram fantásticas, mas destaco a Terra Santa como a minha preferida, pois andar pelos caminhos de Jesus sempre será fantástico.  

Frisson: Quais a próxima peregrinação marcada?
Leoney Rodrigues: Temos uma peregrinação fantástica marcada com Armando Bispo da Igreja Batista Central, onde veremos na Terra Santa, entre os idas 8 e 18 de novembro. 

Frisson: Você afirmou que pessoas sem religião também buscam passeios de peregrinação. O que acredita que esse turismo de peregrinação acrescenta para além do sentido religioso?

Leoney Rodrigues: Com certeza temos um número crescente de pessoas que buscam essas cidades por interesse cultural e turístico, mesmo. Alguns até por curiosidade de como funcionam essa viagens.    

Frisson: Falando sobre o Ceará, como observou a mudança do setor nestes últimos 30 anos no Estado?
Leoney Rodrigues: Em termos Turísticos gerais, melhorou bastante com a implementação de empresas investindo no setor e principalmente a Wee Travel, que tem um setor receptivo que faz um trabalho fantástico com as pessoas que procuram nosso Estado. 

Frisson: A pandemia da covid-19 atingiu principalmente o turismo. Como vem sendo o processo de retorno? Acha que o turismo já está voltando aos níveis pré-pandemia?
Leoney Rodrigues: Esse retorno já aconteceu e agora está muito forte, com a demanda altamente reprimida e que agora busca realizar seus sonhos de viagens.  

Frisson: Percebe alguma mudança no estilo e nas buscas de turistas nesse contexto pós-pandemia? 
Leoney Rodrigues: Sim, as pessoas querem viajar e ter experiências diferentes, como aulas de gastronomia, degustações, cursos específicos etc. As pessoas querem viver coisas que antes não se permitiam pelo trabalho, família etc, mas hoje perceberam que o tempo passa rápido e é necessário aproveitar tudo com as pessoas que amamos. 

Frisson: No total, quantas viagens você já coordenou e quantos países você já visitou como profissional? Quantas viagens já estão previstas para este ano?
Leoney Rodrigues: Foram muitas viagens coordenadas e conduzidas por mim, já visitei mais de 100 países. As próximas viagens previstas são Israel, em novembro, e um cruzeiro na Grécia, em maio de 2025. 

PUBLICIDADE