HOME Notícias
Dona Déa Lúcia critica Carlinhos Maia por transfobia


Foto: Reprodução

Dona Déa Lúcia, mãe de Paulo Gustavo (1978-2021), criticou a forma como Carlinhos Maia se referiu à cantora Liniker. O influencer fez piada com os pronomes da artista. "Você foi no show dele. Dela, delu, dolu, de Liniker. O que importa é a música", afirmou Maia.

 

Déa explicou a razão da sua postura contundente. "Não conhecia a história de Carlinhos Maia. Como mãe de um filho e uma filha LGBTQIA+, Paulo Gustavo e Juliana, pela própria experiência, sou sabedora dos preconceitos, desrespeitos e violências que pessoas da comunidade LGBTQIA+ sofrem todos os dias. A história de vida de Carlinhos Maia me sensibilizou porque representa a história e a luta de centenas de milhares de pessoas. Contudo, o que muito me entristeceu foi que o mesmo humorista e influenciador digital postou em seu perfil um vídeo em que desrespeita a cantora e atriz Liniker", pontuou.

 

Por fim, ela enalteceu o respeito que deve prevalecer entre todos. "Ao se fazer de desentendido quanto ao pronome correto para se referir à artista, Carlinhos Maia não só cometeu uma violência contra Liniker, mas também contra toda a população trans, que se vê todos os dias em risco, sendo desrespeitada e violentada. Certamente não à comunidade LGBTQIA+, que, apesar do humorista ter desdenhado no post em que pediu desculpas à Liniker, fazendo questão de frisar que as desculpas não se dirigiam à comunidade LGBTQIA+ , é essa mesma comunidade que, ao longo de uma história de muita luta, vem conquistando direitos. A garantia por lei do casamento homoafetivo, de casais homoafetivos poderem ter filhos (por adoção ou por técnicas de reprodução assistida), de registro de dupla maternidade ou paternidade, são algumas das mais recentes conquistas da comunidade LGBTQIA+ e que só foram possíveis por meio de um processo histórico de lutas. A ignorância e o desdém irresponsavelmente enaltecidos por muitos deveriam se transmutar em força motriz para querer aprender e adquirir conhecimento sobre algo que diz respeito a todos nós enquanto sociedade e, especialmente, às pessoas LGBTQIA+, onde Carlinhos Maia se inclui", concluiu.

 

Após a publicação de Déa Lúcia, Carlinhos rebateu. "Enquanto a senhora faz texto, é na minha casa que dezenas de trans, travestis, gays e todos que não estão na TV têm oportunidades reais", declarou.

PUBLICIDADE