HOME Notícias
Mãe dá à luz a quadrigêmeos na maternidade Eugênia Pinheiro, em Fortaleza

Uma verdadeira operação de cuidados foi montada para receber os quadrigêmeos. Várias equipes da unidade se uniram para um parto cesáreo multidisciplinar, com mais de 15 profissionais


Foto: Divulgação Sistema Hapvida Saúde

Era para ser uma investigação sobre um mioma, mas se tornou numa notícia surpreendente. Em vez de um fazer tratamento ou qualquer exame complementar, Marjorie Lino, 35 anos, e Elenilson Lima, 31 anos, teriam que arrumar o quarto de bebê para receberem mais filhos. Afinal, a família de três integrantes ganharia mais quatro: Ana Mariah, Ana Mariana, Miguel e Davi. Com a gestação de 32 semanas, na última terça-feira (13/06), Marjorie deu à luz aos seus quatro recém-nascidos, num parto de cesariana, na Maternidade Eugênia Pinheiro, do Hapvida NotreDame Intermédica, em Fortaleza.

“Foi uma ação conjunta do centro cirúrgico com a UTI neo, com equipe multidisciplinar de mais de 15 profissionais, até porque precisamos dar assistência aos quatro bebês e à mãe”, diz Sara Emanuelle de Castro, coordenadora do Centro Cirúrgico.

“Estou na rede desde 2012 e essa foi a primeira vez que vi o nascimento de quadrigêmeos. Era perceptível que toda a equipe estava com brilho nos olhos e muito concentrada para dar a assistência necessária para essa família”, conta Gabriela Vasconcelos, coordenadora de enfermagem da UTI Neonatal.

“Para garantir a realização desse sonho, a paciente realizou pré-natal de alto risco com suporte de especialistas em medicina fetal. E, desde a sua chegada no hospital, foi realizado acompanhamento do bem-estar dos bebês através de ultrassonografia, cardiotocografia e ausculta fetal periódica com uso do equipamento do Detector de Frequência Cardíaca Fetal ”, explica Denise Cordeiro, diretora médica corporativa do Hapvida NotreDame Intermédica.

A descoberta

“Eu fui cuidar de um mioma que tenho e foi nesse dia que descobri que estava grávida. Durante o exame, uma médica chamou outra e depois outra… Eu já estava ficando preocupada e foi quando me chamaram de ‘mãezinha’”, relata a gerente de loja, Marjorie Lino.

No instante do exame, a certeza era de trigêmeos, deixando no ar a possibilidade de um quarto embrião. Então, no segundo ultrassom, a confirmação veio, eram quadrigêmeos. Com a notícia, foram dois dias de silêncio até conseguir digerir o anúncio e contar para o marido: “Ele desmaiou. Eu entendi a reação, porque quase caía dura, é um choque mesmo, mas depois foi processando tudo e começamos a fazer os planos”, explica.

O casal tem uma filha anterior aos quadrigêmeos, a Ana Marjorie, de 3 anos. Elenilson Rebouças Lima acompanhou os dois partos, que aconteceram na Maternidade Eugênia Pinheiro.

“Eu faço questão de participar de tudo, participei do parto da nossa primeira filha, que foi aqui também, e agora dos quadrigêmeos. A assistência tem sido excelente, com todos os profissionais bem qualificados”, pontua.

Publieditorial Sistema Hapvida Saúde

 

PUBLICIDADE