HOME Notícias
"O que é a endometriose? Conheça sintomas e tratamento", por Maryna Landim


Foto: Reprodução

A endometriose é uma doença inflamatória, na qual células endometriais que revestem o útero crescem em outras áreas da região pélvica. Como resultado, causam muita dor, maior fluxo menstrual e, em casos graves, a infertilidade.

Esta é uma doença que pode causar sintomas muito variáveis de uma mulher para outra. E por conta disso, é a principal razão pela qual o diagnóstico demora cerca de 7 anos em média.

Porém, é fundamental estar atenta aos sintomas e, caso perceba que há algo de errado com seu corpo, procurar o médico. Para saber mais sobre esta doença, sintomas, diagnóstico e tratamento, confira o artigo que compartilho abaixo!

O que é endometriose?
A endometriose é uma condição na qual um tecido muito semelhante ao que normalmente reveste o interior do útero (chamado de endométrio) cresce fora do útero em locais onde não deveria estar. 

Quando você tem a doença, esse tecido tende a crescer nos ovários, nas tubas uterinas, na parte externa do útero e nos órgãos abdominais.

A endometriose é um problema de saúde bastante comum. De acordo com dados do Ministério da Saúde, a endometriose afeta de 10% a 15% das mulheres em idade reprodutiva. 

Pode causar períodos menstruais muito dolorosos, sangramento intenso e dificuldade em engravidar. Não há cura para a endometriose, mas o tratamento pode ajudar a aliviar os sintomas.

Quem está em risco de endometriose?
Ter um útero significa que você pode ter endometriose, embora seja mais frequentemente diagnosticada entre as idades de 30 e 49 anos. 

As chances de ter esta doença são maiores nos seguintes casos:

Se você nunca teve filhos.
Você tem períodos menstruais que duram mais de 7 dias.
Você tem ciclos menstruais mais curtos (menstruando a cada 27 dias ou menos).
Alguém na família tem endometriose.
Você tem um problema de saúde que impede que o sangue saia do útero quando você menstrua.
Quais são os sintomas da endometriose?
O sintoma mais comum da endometriose é a dor antes e durante o período menstrual. As cólicas causam uma dor que não agrada a ninguém. Essa dor pode ser ainda mais intensa se você tiver essa condição. 

Em muitos casos, a dor crônica (contínua) também é sentida na parte inferior do abdômen ou nas costas. A dor causada pela endometriose pode variar de muito leve a impedir que você saia da cama pela manhã.

A doença também pode tornar o sexo desconfortável. Outros sintomas são manchas entre os períodos menstruais e mais intensos, e infertilidade. 

Às vezes, a endometriose torna doloroso urinar ou evacuar. Em alguns casos, não apresenta nenhum sintoma.

Como é o diagnóstico e tratamento?
Para descobrir se você tem endometriose, seu médico precisará examiná-la e possivelmente realizar um pequeno procedimento cirúrgico chamado laparoscopia. 

A endometriose não tem cura, mas pode ser tratada com mudanças no estilo de vida, medicamentos e cirurgia. 

Se seus sintomas forem leves, mudanças no estilo de vida, como uma dieta anti-inflamatória e a prática de exercícios físicos, podem ajudá-la a se sentir melhor. 

Além disso, a cirurgia para endometriose pode ser uma opção para você se os sintomas forem realmente graves ou se você quiser engravidar e não conseguiu. Um cirurgião removerá o tecido extra que cresce dentro do útero, o que reduzirá a dor e facilitará a gravidez. 

Como último recurso, algumas pessoas optam por uma histerectomia – remoção do útero e, às vezes, dos ovários, mas a gravidez será impossível após esse procedimento.

Cuide da sua saúde
Como foi possível ver, a endometriose é uma doença que afeta em muito a qualidade de vida das mulheres. 

É por isso que o diagnóstico precoce é fundamental, permitindo um tratamento mais assertivo. 

Por Maryna Landim Borges
@dramarynalandimborges

 

PUBLICIDADE