HOME Notícias
Prefeito de Caucaia, Vitor Valim anuncia vacinação na próxima semana

O prefeito, que participou da reunião com o ministro de saúde, Eduardo Pazuello, que ocorreu na última quinta-feira, 14, reforçou que a cidade está “pronta” para o início da campanha

Foto: Divulgação

Seguindo os anúncios realizados nesta semana sobre a chegada das vacinas contra o novo coronavírus no Ceará, o prefeito de Caucaia, Vitor Valim (Pros), anunciou que a vacinação na cidade deverá começar ainda na próxima semana. O prefeito, que participou da reunião com o ministro de saúde, Eduardo Pazuello, que ocorreu na última quinta-feira, 14, reforçou que a cidade está “pronta” para o início da campanha. 

“Encontrar soluções para cuidar da saúde dos caucaienses e amenizar os danos causados pela pandemia sempre foi minha prioridade. O ministro Pazuello nos garantiu que as vacinas serão distribuídas a partir de segunda-feira (18). O prazo sendo mantido, entre quarta-feira (20) e sexta-feira (22), iniciaremos a imunização dos caucaienses”, declarou Vitor Valim, em nota enviada para a imprensa.

Leia tambémVacina contra Covid-19 será distribuída no Ceará por meio de transporte aéreo e terrestre, diz Sesa

A nota ainda destacou que seguirá as prioridades definidas pelo Plano Nacional de Imunização (PNI), que prioriza idosos acima de 75 anos, profissionais da saúde e população indigena. Em Caucaia, a população indigena é formada principalmente por Tapebas e Anacés, e a cidade concentra a maior quantidade de população indigena do Estado. 

Apesar do anúncio feito por ele, pelo secretário de saúde do Estado, Dr. Cabeto, e pelo prefeito de Fortaleza (PDT), ainda ambas as vacinas que estão previstas pelo Governo Federal, a chinesa CoronaVac e a produzida pelo laboratório AstraZeneca, necessitam de aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa. 

Sesa indica cadastro para unidades de saúde

As secretarias municipais de saúde dos 184 municípios cearenses devem realizar cadastros dos vacinadores e das unidades de saúde no Sistema de Cadastro de Permissão de Acesso (SCPA). A orientação é da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), que indica que o cadastro irá possibilitar o acesso e digitação dos dados (registro de vacinados) no Módulo Covid-19 do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SIPNI), do Ministério da Saúde.

Os vacinadores e responsáveis pela digitação têm até esta quarta-feira, 13, para realizar o cadastro das unidades de saúde no SCPA e solicitar acesso ao novo Sistema de Informação do Ministério. A Secretaria preparou inclusive um tutorial on-line de como realizar o cadastro.

PUBLICIDADE