Grupo Cidade
HOME NOTÍCIAS NEGÓCIOSEMPREENDEDORISMO E SUSTENTABILIDADE
Sustentabilidade representa a necessidade de equilíbrio


Foto: Reprodução Blog FIA

Muitas vezes já ouvimos algumas frases, que lembram momentos importantes em nossas vidas, seja profissional ou pessoal: “você precisa trabalhar duro para se sustentar”, “esse negócio não se sustenta”, “dessa forma não se sustenta”.

Destas frases percebemos um importante aspecto: o termo sustentável aparece sempre representando a necessidade do equilíbro. No âmbito de nossa atuação profissional não é diferente. Seja um funcionário de uma empresa, profissional autônomo, empresário de um pequeno, médio ou grande negócio, estamos sempre em busca de evolução profissional, mas sempre buscando um equilíbrio que seja satisfatório para nossos anseios.

Nessa busca, mesmo que seja inconscientemente, estamos focando na sustentabilidade como algo inerente à nossa vida. Sustentabilidade num sentido mais amplo, pois o equilíbrio desejado passa por diferentes aspectos que impactam em nossa vida, tais como o emocional, o financeiro, a saúde, seja física ou mental, nos relacionamentos interpessoais e no ambiente em que estamos inseridos.

Perceba que a necessidade de equilíbrio naturalmente nos leva à busca da sustentabilidade, e por isso, cada vez mais os profissionais e as empresas percebem que o compromisso com a sustentabilidade promove uma relação GANHA - GANHA - GANHA, isto é, ganha o colaborador da empresa, ganha a empresa e ganha a sociedade como um todo.

Assumir verdadeiramente este compromisso com a sustentabilidade torna a empresa mais próxima dos valores da sociedade, gerando um reconhecimento e consequentemente uma maior possibilidade de engajamento do público que deseja interagir.  

Um importante fruto desta visão estratégica é um sentimento de empatia da sociedade para com a empresa, gerando uma conexão, algo que pode ser percebido como um diferencial competitivo de mercado pelos consumidores.

Neste processo é fundamental a boa comunicação: clara, verdadeira e voltada ao bom relacionamento com seus stakeholders, atentando para os riscos de uma comunicação que não corresponde à verdade dos fatos, o que pode gerar prejuízos na boa imagem da empresa.

Como uma pessoa de origem de uma das belas paisagens do interior do Ceará, que compõe as “Serras Cearenses”, aprendi a valorizar a riqueza da Mata Atlântica em nosso Estado, e em minha formação profissional como Engenheiro Civil, com atuação em Certificações Sustentáveis, e especialização em Gestão de Projetos de Pequenos Negócios, acredito que a atuação das empresas com foco na sustentabilidade é um grande diferencial para o fortalecimento da marca num mercado cada vez mais competitivo e numa sociedade cada vez mais exigente quanto ao papel das empresas na sociedade.

E nessa nossa jornada vamos conversar sobre boas práticas adotadas pelas empresas e profissionais na busca do compromisso com a sustentabilidade corporativa, gerando bons resultados e quebrando alguns paradigmas.

Carlos Freire, Engenheiro Civil,
Especialista em Gestão de Projetos, Gestor de Projetos de Construções Sustentáveis, Profissional de Marketing Estratégico e Gestor de Comunicação Corporativa

COMENTÁRIOS