HOME Eventos
Bolo de aniversário: origem e tradição de uma das principais estrelas das festas

 
Foto: Pinterest 

Comemorar o aniversário com um bolo, acender uma velinha e cantar o clássico “parabéns a você” é uma tradição que nos acompanha desde a infância. Essa é uma forma de celebração muito comum que se repete a cada 12 meses. Para muitos, é um dos momentos mais aguardados, já que é quando celebramos mais um ano de vida.
Mas você já se perguntou por que os bolos estão sempre presentes nas festas de aniversário e por qual motivo sempre assopramos uma vela referente a nossa idade? Acontece que todo esse rito é, na verdade, é uma mistura de tradições que surgiram ao longo dos anos e foram incorporadas pouco a pouco em nossa cultura.

 


Fonte: Pinterest 

 

Onde tudo começou…

A invenção da celebração dos aniversários cai na conta dos antigos egípcios. Contudo, era um pouco diferente: não se celebrava a data que as pessoas vieram ao mundo, mas a data de coroação como faraó, momento entendido como seu "nascimento como um deus".
Tempos depois, os gregos da Grécia antiga, importaram a tradição, mas sentiam que faltava algo. Foi aí que alguém teve uma brilhante ideia: tornar a festa mais significativa produzindo um bolo em forma de lua para oferecer à deusa Ártemis, como tributo. As velas surgiram para reproduzir o brilho da 

Revolução Industrial também foi uma revolução nos bolos.

Bolos elaborados, cheios de camadas e decorações, eram uma realidade apenas para a elite alemã, fundamentalmente pelo alto custo dos ingredientes. O advento da Revolução Industrial impactou diretamente a panificação, tornando os ingredientes e utensílios necessários à produção dos bolos de aniversário mais acessíveis.

 

 
Fonte: Royal Collection Trust

Nossa boa e feliz realidade. 

Atualmente, a maior parte das culturas ocidentais comemora aniversários com bolo e velas acesas. Fazer um pedido antes de soprar as velas também faz parte do ritual, tendo que ser mantido em segredo para que se torne realidade. Agora, o que é muito diferente nesses mais de dois séculos são, principalmente, as técnicas e os ingredientes.

 


Fonte: Pinterest

 

Vem ai… Mara Cakes Fair em Fortaleza

Mara Cakes Fair, maior evento de confeitaria do Norte e Nordeste, será realizado em Fortaleza no mês de outubro

Fortaleza será palco da Mara Cakes Fair, o maior evento de confeitaria do Brasil. Previsto para acontecer nos dias 29, 30 e 31 de outubro, a feira vai mostrar as novidades, tecnologias e atualizações da confeitaria temática.

 

 
Mara Cakes (Fonte: Arquivo pessoal) 

A feira, em formato multieventos, conta com grande área de exposição no Centro de Eventos do Ceará, sete atrações e muitas novidades em sua  infraestrutura para proporcionar conhecimento e conforto aos visitantes. No total, mais de 150 marcas expositoras participaração do evento. A expectativa é reunir aproximadamente 50 mil visitantes nos três dias. 

"A Mara Cakes Fair reúne, em um único espaço, as principais marcas, empresas, e profissionais do setor. Serão momentos inesquecíveis de aprendizado e de acesso às novidades e tendências da confeitaria", destaca a empresária Mara, organizadora do evento. 

A feira edição Fortaleza terá o tema Forró que trabalhará ainda com a parte do networking, além de fomentar diversos negócios, estimulando o empreendedorismo a cidade, fortalecendo o desenvolvimento econômico e a geração de renda.

"A Mara Cakes Fair é uma excelente oportunidade de networking e troca de conhecimentos entre os profissionais da área. Os confeiteiros e confeiteiras de Fortaleza podem se conectar, aprender novidades, compartilhar experiências e fortalecer suas habilidades, criando uma sinergia que impulsiona a economia Nacional", conclui Mara.

Sem dúvidas, o grande destaque desse ano será o aguardado espaço da Chefe Priscila Cantinho, o maior nome da confeitaria Brasileira quando o assunto é suspiro. O espaço denominado “espalhando suspiros pelo mundo” promete uma verdadeira imersão sensorial aos visitantes da feira. 

 


Fonte: Arquivo pessoal 

Para este ano, são aguardadas as seguintes atrações: Sugar Fashion: Desfiles com roupas com detalhes em açúcar e demais ingredientes; Sweet Game: Competição entre profissionais da confeitaria; Arena Show: Aulas Shows com tendências e novidades da confeitaria; Arena Kids: Espaço com oficinas de confeitaria para crianças; Cake Show: Exposição de bolos; Cake Show Live: Confecção de um bolo gigante ao vivo; Talk Show - Palco do conhecimento, que contará com profissionais de peso da confeitaria.

SERVIÇO
Mara Cakes Fair
Data: 29 a 31 de Outubro 
Horário: 12h às 20h
Local: Centro de Eventos do Ceará.
Ingressos: https://maracakesfair.com.br/

Por Felipe Araújo
@felipeaconteça