
(Foto:Divulgação)
A Universidade sem Fronteiras (Unisf) sabe da grande importância da atividade física para idosos. Pensando nisso, a instituição conta com múltiplas atividades diárias na sua programação interna, que trazem profissionais da educação física através de aulas como zumba, dança de salão, pilates e alongamento para o público da terceira idade, que reside em Fortaleza e região.
O exercício físico para idosos pode fazer a diferença quando falamos em qualidade de vida e autonomia, paralelo a isso, a prática está associada à prevenção de doenças crônicas cardiovasculares, prevenção de quedas e autonomia para tarefas do dia a dia.
Niceia Lavor, 68 anos, comenta que após uma rotina de exercícios físicos bem estabelecida sua qualidade de vida mudou. "Eu hoje faço minhas caminhadas todos os dias e sinto uma diferença muito grande na minha disposição e até na minha cabeça mesmo, na memória sabe?", ressaltou ela.
Por esta razão, a prática regular de atividades físicas na terceira idade torna-se fundamental para o aumento do nível neuromuscular, metabólico, psicológico e cognitivo de idosos.
Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade de Oslo e publicada no Journal of Sports Medicine, a atividade física iniciada precocemente e de maneira regular pode aumentar em até cinco anos a expectativa de vida de um idoso.