HOME Notícias
Como evitar o uso crônico de medicamentos?

Foto: Reprodução

O uso crônico de medicamentos é algo que faz parte da vida de muitos brasileiros e a grande maioria nem se dá conta disso. 

Uso de remédios para baixar colesterol, uso de anticoncepcional desde a adolescência, uso diário de antidepressivo, remédio para estômago, remédio para dor de cabeça. 

Eles estão por todos os lados e fazem parte da rotina de muitas pessoas, o uso prolongado de medicamentos pode ter feitos nocivos para a saúde. 

Para saber dos problemas, e como evitar o uso crônico de medicamentos, confira o artigo que compartilho com vocês abaixo!

Foco na saúde, e não na doença

Eu trabalho com uma medicina que foca na saúde e não na doença. É por isso que defendo que devemos tratar a origem da doença, e não suas consequências.

É claro que, em alguns momentos, o medicamento é necessário, mas ele não pode ser a principal solução.

Ele deve ser usado apenas de forma momentânea, enquanto as causas que originaram a doença devem ser tratados.

Mas infelizmente a maior controvérsia é que as pessoas buscam por medicamentos com o intuito de ter mais saúde. E o resultado é que o uso crônico de medicamentos causarão inúmeros problemas no longo prazo.

Uso crônico de medicamentos

Reforço aqui que o assunto não é relacionado ao uso de medicamento de forma indiscriminada, sem prescrição médica. 

Aliás, aqui estamos falando dos medicamentos que são prescritos por muitos médicos e que, o uso crônico de remédios pode ser prejudicial à saúde.

Por isso, o mais importante é conversar com o paciente sobre o equilíbrio que ele precisa ter, de corpo, mente e espírito. 

É o que ele está comendo, como ele está se nutrindo, e como seu intestino está absorvendo esses nutrientes.

Mas com base nisso, podemos determinar as causas da sua doença, e o que precisa ser feito no primeiro momento para evitar o uso crônico de medicamentos.

Faça o desmame dos medicamentos

E no caso de pacientes que já fazem o uso crônico de medicamentos, o caminho é o mesmo. Ou seja, é procurar entender as causas da sua doença, quais desequilíbrios existem no seu corpo, e focar no tratamento das causas.

Ao mesmo tempo, conforme vamos observando melhorias, vamos fazendo o chamado desmame dos medicamentos. Isso permitirá que seu organismo vá se adaptando a deixar o uso das drogas e possa ter mais saúde e vitalidade.

Por fim, espero ter plantado uma sementinha de conhecimento sobre o uso crônico de medicamentos e como isso pode ser mudado.

Por Maryna Landim Borges

@marynalandimborges

CRM CE 16.304

PUBLICIDADE