HOME Notícias
Fundação Terra faz campanha por doações de IR de empresas

Maior projeto social do agreste pernambucano, com ramificações no Ceará e Paraíba, a Fundação Terra lançou nesta semana a campanha anual de doações de empresas via abatimento do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ).
 
Por lei, empresas de qualquer setor que declaram o IRPJ na modalidade lucro real podem destinar 2% do tributo a projetos sociais específicos. “Com a vantagem de poder fiscalizar a aplicação dos recursos no destino”, diz a presidente da Fundação Terra, Ana Flávia Bretas de Vasconcellos.
 
Para 2023, a campanha tem o seguinte mote: “O retorno do seu imposto de renda é garantido”. Com peças em redes sociais e veículos de comunicação, a iniciativa tem por objetivo angariar, até 31 de dezembro, doações empresariais para custear projetos que só em 2022 resultaram em 205 mil atendimentos sociais, em saúde e educação.
 
Os recursos podem ser destinados da seguinte maneira: 1% para projetos envolvendo crianças e adolescentes e outro 1% voltado a iniciativas com idosos. Os valores declarados, então, são enviados aos fundos municipais do Idoso e da Criança e do Adolescente e, depois, liberados aos projetos da Fundação Terra, com os devidos acompanhamentos e prestações de contas.
 
Na área da Infância, são mais de 900 crianças atendidas em projetos educacionais, das quais mais de 500 matriculadas nas 3 escolas mantidas pela instituição em Arcoverde, no agreste pernambucano, e Maracanaú (CE). Nos projetos para idosos, são 25 pessoas mantidas no Lar Domus Christi e centenas de moradores de rua atendidos nas unidades nos Centro de Apoio aos Moradores de Rua (C Amor).
 
“O financiamento dos projetos beneficia diretamente essas pessoas e garante que os demais recursos da Fundação Terra sejam concentrados nas outras atividades que realizamos”, explica Ana Flávia.
Na área da Saúde, por exemplo, a Fundação Terra mantém o maior centro de reabilitação do Interior de Pernambuco, o Mens Sana — o único voltado às quatro modalidades de reabilitação. São 120 mil procedimentos de saúde voltados a pessoas que precisam de reabilitação intelectual, física, auditiva e visual.
 
A Fundação Terra também desenvolve projetos culturais e de geração de renda, com foco em sustentabilidade. Os projetos incluem 3 mil famílias beneficiadas com alimentos ou auxílio social e uma feira agroecológica que garante às famílias da zona rural de Arcoverde renda extra de R$ 1.600 mensais.
 
“Embora as doações de IR financiem somente parte deste universo de projetos sociais, acabam ajudando o todo”, explica Ana Flávia. “E, claro, as empresas e pessoas podem ajudar de outras maneiras, como doando pequenos valores pela conta de luz ou apadrinhando uma criança.”
 
As empresas que forem doar via IRPF podem consultar como devem proceder no site da Fundação Terra, no link
 
https://site.fundacaoterra.org.br/doe
 
A Fundação Terra
Criada há 39 anos em Arcoverde (PE), no agreste Pernambucano, para atender os moradores da Rua do Lixo, a entidade é hoje uma das maiores obras sociais do Nordeste, beneficiando crianças, adultos e idosos em Pernambuco, Ceará e Paraíba. Só em 2022, foram 205 mil atendimentos em saúde, educação e serviços sociais. Conheça o trabalho. www.fundacaoterra.org.br
PUBLICIDADE