HOME Notícias
Tailândia se torna primeiro país do sudeste asiático a legalizar união entre pessoas do mesmo sexo


Foto: Reprodução

A Tailândia se tornou o primeiro país do sudeste asiático a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Com 130 votos a favor, quatro contra e 18 abstenções, a votação do projeto de lei também incluiu o formalização do rei Maha Vajiralongkorn. A lei entrará em vigor 120 dias depois da publicação no Diário Real.

 

Com a conquista, casais homossexuais passam a ter os mesmos direitos legais e reconhecimento que os casais heterossexuais, incluindo herança, adoção e matérias de cuidados de saúde. Assim, Tailândia será o terceiro país na Ásia a permitir a igualdade no casamento, depois de Taiwan ter legalizado o casamento entre pessoas do mesmo sexo em 2019 e do Nepal em 2023.

 

A igualdade dos direitos do casamento tem sido uma das principais bandeiras do governo liderado pelo partido Pheu Thai, que tomou posse no ano passado. O primeiro-ministro, Srettha Thavisin, apoiador da comunidade LGBTQIAPN+, destacou que abrirá a sua residência oficial a ativistas e apoiadores para celebrações. "Estou orgulhoso do esforço coletivo de todas as partes interessadas que reitera o poder da unidade na diversidade da sociedade tailandesa. Continuaremos a nossa luta pelos direitos sociais para todas as pessoas, independentemente do seu estatuto", declarou.

 

A igualdade dos direitos do casamento tem sido uma das principais bandeiras do governo liderado pelo partido Pheu Thai, que tomou posse em 2023. A Frisson parabeniza a Tailândia pela conquista!

PUBLICIDADE