Foto: Divulgação Alece
A Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) entregou, na manhã desta quarta-feira (21), a Medalha Bárbara de Alencar à primeira-dama do Legislativo, Cristiane Leitão, e à secretária da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos do Estado (SPS), Onélia Santana. A solenidade aconteceu no Plenário 13 de Maio e atendeu a requerimento do primeiro vice-presidente da Alece, deputado Fernando Santana (PT), em coautoria com os deputados Antônio Granja (PDT) e Érika Amorim (PSD).
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Evandro Leitão (PDT), destacou que a entrega da Medalha Bárbara de Alencar é um reconhecimento de todo o trabalho realizado por ambas as homenageadas em prol do Ceará. O parlamentar descreveu o trabalho de Onélia Santana, quando estava primeira-dama, com destaque na área da infância e adolescência, como um divisor de águas para essa área no Estado. “Merece esse reconhecimento por todo o grande trabalho que fez pelo povo cearense. Esse trabalho que continua agora como secretária da Proteção Social do Ceará”, ressaltou ele.
Sobre Cristiane Leitão, relembrou que, quando se tornou presidente do Legislativo, pediu o envolvimento da primeira-dama nas ações da Casa, na confiança de que um belo trabalho seria feito.
Também compuseram a Mesa da solenidade o procurador-geral de Justiça do Estado, Manuel Pinheiro; a vice-governadora eleita do Ceará, Jade Romero, e a futura primeira-dama estadual, Lia Freitas. Participaram ainda da entrega da Medalha Bárbara de Alencar, deputados estaduais, prefeitos, secretários de Estado e servidores do Ceará e da Alece.
MEDALHA
A Medalha Bárbara de Alencar é uma homenagem concedida pelo Parlamento Cearense, anualmente, a mulheres ou instituições com atuação no estado do Ceará que tenham se destacado no campo profissional, político, social ou na defesa e na luta pela ampliação dos direitos femininos.
A escolha das mulheres ou instituições a serem agraciadas com a comenda é feita pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, mediante indicação da bancada feminina no Parlamento ou de um quarto dos deputados estaduais.