HOME Notícias
Vando Figueiredo homenageia Sofia Valim em quadro feito com colagens


Foto: Lino Vieira

O artista plástico cearense Vando Figueiredo homenageou Sofia Valim com um quadro feito em colagem, a partir de recortes de revistas. Sofia, filha da empresária, comunicadora e sócia-proprietária do Grupo Cidade de Comunicação, Gaída Dias, faleceu no último mês de dezembro.

 

A obra, que ganhou como título “Ela está entre nós”, foi desenvolvida ao longo de cerca de dois meses. O quadro, formado por figuras a partir de inúmeros recortes diferentes, constrói tons e formas que, a olho desavisado, poderiam parecer uma pintura. O presente foi entregue para Gaída Dias, para a diretora Mayara Silva e para o presidente Miguel Dias Filho, nesta sexta-feira (1º), no Grupo Cidade de Comunicação.

 

Vando conta que começou a trabalhar com esse tipo de processo em 2010. “E é um trabalho que é feito 100% com colagens, é zero tinta, a tinta que eu utilizo é apenas para a assinatura, como se fosse um selo final”, conta. “Num trabalho desse, eu chego a manusear às vezes até umas 700 revistas, então várias revistas de diversos segmentos, e eu vou coletando as cores, fazendo a paleta, aleatoriamente, pesquisando cada revista. Então eu vou construir, vejo as coisas que vão pedindo, manuseio uma revista, terminei de utilizar aquela revista, eu jogo fora e passo para outra”, explica o artista.

 

A técnica usada, conta ele, emula a dinâmica de uma pintura, de um modo que haja tridimensionalidade. “Você vê aí, por exemplo, que a boca é construída com diversos tons. E dá essa impressão de uso de tempo, pelas nuances, várias nuances que eu vou empregando na construção.”

Fonte: GCMais

 

PUBLICIDADE