Grupo Cidade
"A prática do bem como negócio da alma", por Lidú Figueiredo


Rafael Studart (Foto: Divulgação)

Quem nunca quis ajudar pessoas que atire a primeira pedra. Para o publicitário Rafael Studart, isso se tornou o seu propósito de vida. No seu negócio, que mais parece uma comunidade colaborativa, o VidaBr, ele une sustentabilidade e causas sociais com o objetivo de vestir o corpo e a alma das pessoas.

Com investimento próprio, o Rafa desenvolveu uma nova linha de camisetas, feitas de algodão orgânico e garrafas pet. As camisas são brancas com o desenho em preto, mas há uma mágica que acontece quando elas são expostas a luz do sol. O desenho se transforma em uma pintura original e colorida.

A tecnologia usada para causar esse efeito foi inspirada na fotossíntese. Uau! É incrível mesmo. Parte do papel usado na produção das camisetas é reciclado e transformado em papel semente. “Esse papel pode ser plantado e nasce plantas”, orgulha-se Rafael!

Ao entrevistar o Rafa, me lembrei do artigo científico que publiquei sobre a relação entre o mercado de luxo e as causas sociais “Luxo além do Glamour”.

As camisas e as causas defendidas pelo Rafael são consideradas mercado de luxo. Uma particularidade do luxo é a mentalidade do consumidor que está intrinsecamente ligada à excelência.

No entanto, considerando que a consciência global do mercado está amadurecida, ele se posiciona contra qualquer produto ou empresa que cause miséria, danos ambientais ou explora injustamente os trabalhadores durante seu processo de produção, marketing ou vendas.

Em uma correlação complementar, a geração Z, os nascidos entre 1995 e 2010, trazem uma característica inata deles: a preocupação com o ecossistema, com a sustentabilidade e com os recursos naturais. Isso, no longo prazo, acredito sejam valores expansivos naturais para o mundo.

O VidaBr carrega uma perspectiva altruísta e inspiradora. Os desafios da abordagem do Rafael são enormes, mas ele abraça a causa, abraça a vida e se revela como a pessoa que está fazendo o mundo dele melhor por fazer o bem aos outros.

As camisas são só a forma que ele encontrou de manter o próprio ecossistema e conta com a colaboração de todos nós para alcançar ainda mais pessoas e impacta-las com suas soluções criativas e sustentáveis.

BAZAR: No próximo dia 09/07, vai ter o Bazar Sustentável VidaBr Online com peças de R$150 por R$49. As peças possuem pequenos defeitos, como etiqueta errada, efeito de cor um pouco fraco ou coleção antiga. Para participar, é só entrar no link do grupo de WhatsApp disponível no link da bio do @VidaBr.

Segue o link do artigo científico “Luxo Além do Glamour”: https://revistas.unicentro.br/index.php/capitalcientifico/article/view/6039/html

Por Lidú Figueiredo
@lidufigueiredo

COMENTÁRIOS