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Lei da Atração no Marketing


Foto: Divulgação

O marketing não deve ter o objetivo de vender, mas de atrair. Já ouvi muitos negócios dizerem que “O meu marketing não vende”. Quando na verdade, o que o negócio precisa é de um departamento de vendas. 

A função do marketing é atrair pessoas. A venda é realizada pelo departamento comercial.

Compreender isso é uma virada de chave no negócio. Encare o marketing como o marketing. As vendas como vendas. Tudo fica mais simples.

Com a atração realizada pelo marketing, você vai compreender que o seu ganho é muito maior que só ter dinheiro. Você ganha em branding, visibilidade, vendas etc. E ainda pode gerar conversões para outros produtos.

Pensar nisso de forma coerente e consistente, faz o negócio alcançar um nível de maturidade, levando adiante um propósito claro da empresa, protegendo as pessoas em seus departamentos e gerando lucro. 

“Pessoas não são toalhas molhadas, das quais podemos espremer cada gota de desempenho”. Fiquei pensando nessa frase por alguns momentos após lê-la no livro Jogo Infinito, de Simon Sinek.

Fiquei pensando nos negócios em que faço consultoria. Muitos deles esperam (erroneamente) que o marketing faça a venda.

MARKETING NÃO VENDE. MARKETING ATRAI.

Algumas pessoas acreditam que a separação das duas áreas seja burocracia… “Essa empresa é familiar, pequena demais para ter dois departamentos”. 

Ao ouvir isso, acabei concordando com ressalvas. Há uma máxima que diz que “não é a pessoa que faz o trabalho, é a pessoa que lidera as pessoas que fazem o trabalho que pode fazer a diferença”. 

Assim, na gestão de cada realidade, há múltiplos cenários, mas a consciência de que as vendas para acontecerem precisam de estruturas e direcionamento. 

O marketing vai continuar atraindo, exercendo a sua função com maestria. Então, não perca a venda porque você não tem um departamento de vendas. 

Faz sentido pra você?

Por Lidu Figueiredo
@lidufigueiredo

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