HOME Notícias
Livro “Ceará à Mesa” será lançado no SENAC

A obra enaltece a riqueza e diversidade da cultura alimentar cearense


Foto: Jarbas Oliveira

O livro “Ceará à Mesa – Sabores, Histórias e Receitas” será lançado, na próxima segunda-feira (21), no auditório do Senac Aldeota. Com condução dos chefs Fernando Barroso (in memoriam), Elcio Nagano e Bernard Twardy, a obra traz narrativas sobre a cozinha cearense, as experimentações independentes, as receitas autorais, a busca pela qualificação e os insumos locais de qualidade.

Há muitos anos os três chefs vinham trabalhando no projeto “Ceará à Mesa”, que busca a valorização da riqueza e diversidade da cultura alimentar, da valorização dos insumos cearenses, do uso destacado de produtos regionais de qualidade e a mistura de técnicas tradicionais com influências particulares. O empenho, a curiosidade e a paixão pela gastronomia abriram trilhas inovadoras no percurso profissional do trio que, além da forte amizade, compartilhou ideias, expertises, fontes de informação e a certeza de que comer é um dos grandes prazeres da vida. O livro homônimo é a materialização e uma forma de registro de muitas dessas ideias, estudos, pesquisas e discussões.

A concepção, ideia original, pesquisa de insumos e receitas apresentadas na obra “Ceará à Mesa” são de responsabilidade do cearense Fernando Barroso, falecido no último dia 18 de julho e que acompanhou toda a produção do livro desde o início; pelo nissei e professor de Gastronomia Elcio Nagano; e pelo franco-alemão e chef corporativo do Beach Park, Bernard Twardy. 

PUBLICIDADE