HOME Eventos
Medalha Abolição 2013

Com simpatia e elegância o governador Cid Gomes conduziu a entrega da Medalha Abolição, maior comenda do Estado, ontem, dia 25, a quatro personalidades do Ceará.

Ivens Dias Branco, Yolanda Queiroz, governador Cid Gomes, Adisia Sá e Malga De Paula

O governador Cid Gomes, com seu porte altivo e esguio, adentrou o salão principal do Palácio da Abolição, ontem, dia 25, conduzindo dona Yolanda Queiroz, uma das homenageadas da noite com a maior comenda do Estado a Medalha Abolição.

Também foram agraciados o empresário Ivens Dias Branco, a jornalista Adísia Sá e o humorista Chico Anysio (in memoriam) que foi representado por sua viúva, Malga de Paula.


Como um verdadeiro cavalheiro o governador Cid Gomes conduziu dona Yolanda Queiroz no salão. 

Em seu discurso o governador destacou que a comenda é uma homenagem aos cearenses que usam a coragem como ferramenta de ação, relembrou o episódio histórico do Ceará, ter sido o primeiro Estado a libertar seus escravos e destacou as qualidades dos quatro agraciados.

Durante a entrega da Medalha cada uma das personalidades homenageadas falou e pontuou a importância da comenda e satisfação em recebê-la.

Dona Yolanda Queiroz foi a primeira a receber e em seu specch destacou a honra de ter nascido na Terra do Sol, ter casado com Edson Queiroz, ter continuado o seu legado e agora receber a mesma comenda que o marido recebeu na década de 70 das mãos do governador Plácido Castelo.


Emocionado o empresário Ivens Dias Branco também se orgulha de receber a mesma homenagem que seu pai o industrial, Manoel Dias Branco. A jornalista Adísia Sá falou de forma descontraída e filosofou “há tempo de plantar e de colher e devo ter plantado algo de bom para colher tal fruto”. Ela arrancou aplausos entusiasmados dos presentes. Malga de Paula viúva de Chico Anysio estava visivelmente emocionada e tocada pelas lembranças do marido. Ressaltou que o artista era genuinamente um brasileiro e que se tivesse passado este último ano sem ele no Ceará, não teria se sentido sozinha, pois sua alma está aqui em sua Terra e com sua gente.


Jornalista Adísia Sá e a viúva de Chico Anysio Malga de Paula.

A noite evoluiu com muita graça e leveza. Os salões foram ambientados por Dito Machado, que primou pela sobriedade. Após a solenidade o governador Cid Gomes recebeu para um requintado coquetel que levou a grife do Barbara’s Buffet.

Dentre os convidados nomes expressivos de nossa sociedade em diversas áreas: política, empresarial, intelectual e cultural.

Veja a cobertura completa com as imagens de Geovanne Jinkings para a coluna Frisson.

Lia Pinheiro (@liaSpinheiro)

Leia também: Trajetórias- exposição marca os 40 anos da UNIFOR