HOME Eventos
Exposição de mulheres mostra força cultural e econômica do artesanato cearense

O Ministério da Cultura e o Grupo Mulheres do Brasil realizaram a abertura da “Exposição Entre linhas e agulhas: Rendas contam histórias do Ceará”, na manhã deste sábado (3), no Museu de Arte da UFC (MAUC). A mostra tem como finalidade promover o artesanato cearense por meio da Terrartesã, criada pelo Grupo para estender a todo o país a possibilidade de conhecer e apoiar o trabalho de milhares de artesãs cearenses.

 

A exposição expõe acervos preciosismos da Casa José de Alencar, da Universidade Federal e Ceart, além de demonstrar as origens das nossas artesãs e as regiões que se especializaram em cada tipologia. Segundo Annette de Castro, co-fundadora do Grupo Mulheres do Brasil, a mostra, que fica em cartaz até o próximo dia 25 de outubro, apresenta ainda como o artesanato pode ser uma nova ocupação e forma de geração de renda para quem se prontifica a apreender.

 

A Terrartesã é uma organização que mantém relações comerciais com 17 associações de artesãos, englobando mais de 240 artesãs fornecedoras. Essa rede não apenas promove a comercialização de produtos artesanais, mas também fortalece a economia local, proporcionando um meio de sustento para muitas famílias.

 

Confira os cliques de Geovanne Jinkings: