HOME Notícias
Rebeca Andrade se consagra com a Medalha de Ouro no solo da Ginástica Artística nas Olimpíadas


Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli
 

Rebeca Andrade se despediu das Olimpíadas de Paris desbancando Simone Biles e conquistando uma medalha. Poucas horas após terminar em quarto lugar na final da trave, a brasileira obteve uma pontuação de 14,166 para garantir a medalha de ouro no solo.

Com esse resultado, Rebeca se isolou como a maior medalhista olímpica da história do Brasil, com seis medalhas. Ela superou Robert Scheidt e Torben Grael, ambos com cinco medalhas.

Como foi a prova: A italiana Manila Esposito abriu a final de solo e sofreu uma queda logo no início da série. Esposito ainda pisou fora do tablado em sua última sequência acrobática, comprometendo ainda mais sua série, e recebeu apenas 12,133. Rebeca Andrade veio logo em seguida. A brasileira levantou a torcida presente na Arena Bercy, arrancou aplausos de Simone Biles e não cometeu falhas em sua última apresentação nas Olimpíadas de Paris 2024. Com uma alta nota de execução (8,266), Rebeca assumiu a primeira colocação com 14,166, jogando a pressão para as outras sete ginastas.

A delegação brasileira ainda entrou com recurso para aumentar a nota de Rebeca, mas ele foi recusado. A banca não considerou que Rebeca completou um giro de 720º, o mesmo que já havia ocorrido na final do individual geral, e que vale 0,2 pontos. Para ser validado, a ginasta precisa retornar no mínimo ao mesmo ponto de onde começou o giro, o que, segundo a banca, Rebeca não fez.

PUBLICIDADE