HOME Notícias
Um dos mais tradicionais políticos cearenses, Lúcio Alcântara fala sobre sua vida e carreira

Doutor Lúcio, como é conhecido, contribuiu na política do Ceará e na saúde também

Na política, ele já foi quase tudo; uma contribuição imensa para o Ceará. Prefeito, deputado federal, senador, governador. São mais de 50 anos dedicados à política, mas também a outra atividade nobre. Além de todos esses cargos políticos, Lúcio Gonçalo de Alcântara é médico. Inclusive é autor da Lei Federal que regula o Transplante de Órgãos no Brasil.

No programa Conexões, doutor Lúcio falou de tudo. Ricardo Bezerra fez questão de saber detalhes da vida de um homem do tamanho de Lúcio Alcântara.

Na política, um pensamento, e uma mensagem, sobre os jovens e sobre os atuais governantes.

“Vocação. Se ele não tiver vocação, ele vai ser um mau político. Vai cuidar dos interesses dele ou de outrem, como procurador dele, mas é vocação. Política não é fácil, é complicada, é difícil, e a gente precisa também acabar com essa história de não querer saber de política. A sociedade não funciona sem política. Agora, hoje em dia, a ideia do homem e da mulher comum é de que todos são iguais, de que todos os políticos são ‘ladrões’. Existe hoje a dificuldade de pensar, de escolher quem realmente representa, que tem condições de ser um líder autêntico, por isso o Brasil deveria se organizar melhor. Temos que nos estruturar institucionalmente”, afirmou o ex-governador.

Após muitos anos atuando politicamente, hoje ele não está em cargo eletivo, mas sabe que é preciso ficar vigilante e observador.

“Eu continuo atento, acompanho, recebo com frequência jovens que estão começando, vão ouvir minha opinião. O último livro da política ainda está por ser escrito. Então, ninguém sabe de tudo”, reforçou.

Fotos: Lino Vieira

Vida e família

Em 1966, formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Ceará. Casado com a escritora Beatriz Alcântara, tem dois filhos: a arquiteta Maria Daniela e o ex-deputado federal Leonardo Alcântara. A tradição vem do pai, Waldemar de Alcântara, que, além de vários mandatos de deputado, também foi governador do Ceará.

Literatura

O ex-governador tem uma importante produção intelectual, já tendo publicado mais de 40 obras, o que valeu a vaga de titular da cadeira 26 da Academia Cearense de Letras. No seu currículo, que registra mais de 20 condecorações por parte de entidades nacionais e internacionais, destacam-se ainda a presidência da Cruz Vermelha no Ceará (1976) e do Instituto Teotônio Vilela (1996-2002).

Sonhos

Ricardo Bezerra qustionou se a vida de Lúcio Alcântara já está realizada. A resposta foi a que se espera de um homem da estatura de doutor Lúcio.

"Nós temos que sonhar, ter ideias, projetos, mesmo que a gente saiba que é difícil realizar, por causa do tempo. Agora meus projetos estão sobretudo na área intelectual, coisas que eu quero escrever. É isso aí", reforçou.

E aquela mensagem que Ricardo Bezerra sempre pede para os convidados do Conexões como um recado para a posteridade. Doutor Lúcio foi certeiro.

"Estude, trabalhe, persevere, linha reta na vida. Isso triunfa sempre, um pouco mais, um pouco menos, mas vence. O outro caminho pode ser mais rápido, mas o atalho termina mal", cravou Lúcio Alcântara.

PUBLICIDADE