HOME Notícias
Músico cearense usa financiamento coletivo para lançamento de primeiro EP

EP Elementos explora momentos de reflexão e objetiva traduzir elementos da natureza

Foto: Divulgação

Reflexivo com uma situação inusitada e se vendo preso a uma nova realidade, o músico Leandro Cavalcante teve de aprender novas formas de observar a arte. Saindo de uma temporada do musical Fantasma da Ópera no Teatro Renault, em São Paulo, e indo passar a quarentena do novo coronavírus em um sítio no interior do Ceará, Leandro se apropriou de um novo momento para criar sua música. 

Dessa inspiração, nasceu “Elementos”, primeiro EP do artista, que contará com cinco canções, misturando o folk, o contemporâneo, o pop e o jazz. Para viabilizar seu lançamento, Leandro criou uma campanha de crowdfunding no site Kickante e é possível contribuir com diferentes quantias até a próxima quinta-feira, 10, por meio do site. Cada contribuição dão direito a diferentes recompensas, entre cópias físicas, lives exclusivas e acesso direto à produção. 

Baseado em momentos de introspecção vividos pelo isolamento, o EP foi produzida a partir de momentos particulares de ponderação. Seja pelo canto de um sabiá, por ligações inesperadas ou pela contemplação de um céu estrelado, Leandro destaca que a ideia era traduzir a natureza e toda a “mágica” que foi se formando ao seu redor. 

“A pandemia deixou todo mundo refletindo de modo meio dolorido. Por estar recluso, em muito contato com a natureza, eu acabei refletindo observando vários elementos que estavam fazendo parte dessa caminhada. Esses elementos eram coisas simples sobre a natureza, os arredores e sobre as situações que estavam acontecendo comigo”, explica Leandro, ressaltando que parte da verba arrecadada será doada para o Sopai, hospital infantil filantrópico de Fortaleza. 

Músico desde criança, filho de um artista e de uma entusiasta, Leandro diz que a música já era parte de seu dia a dia. Seu pai era fundador do antigo Kais Bar, reconhecido por suas experiências musicais, o que o dava a oportunidade de conviver com diferentes nomes do cenário local. “Acabei tendo uma experiência bem diversificada no ramo da música, porque eu tinha o lado acadêmico, o lado da música popular por influência do meu pai e de seus amigos, o lado do canto coral e das bandas de rock… Fui bebendo dessas fontes”, explica Leandro, ressaltando a sorte que tinha pelo apoio e suporte da família. 

Seguindo a carreira musical em paralelo com a faculdade de Física, Leandro foi se inclinando para os corais, cursos de instrumentos e aulas de composição. Foi aluno de composição musical do músico Liduino Pitombeira, grande nome do Ceará, e, em 2002, foi contemplado com uma bolsa pelo Festival Eleazar de Carvalho - realizado pela Fundação Edson Queiroz, para estudar ópera e canto lírico com Luciana Melamed, soprano reconhecida no cenário nacional. 

Foto: Divulgação

Realizando projetos de consultoria e paralelo aos estudos de Teatro Musical, entrou para o elenco do musical ‘O Fantasma da Ópera” em 2017, onde permaneceu até o começo da pandemia. Assim, com a temporada finalizada, os teatros fechados e a quarentena migrando a arte para o meio on-line, Leandro entende que o EP “Elementos” chegou quase como consequência. “Foi com o propósito de jogar uma intenção mágica de fazer esse tipo de força, de comunicação com esses elementos, chegar nas outras pessoas para tentar transformar de alguma forma, que acredito que é um dos maiores papéis que a música tem”.

 

PUBLICIDADE