HOME Notícias
"Lasers são a saída para a correção de cicatrizes", por Viviane Martins


Foto: Divulgação

As cicatrizes podem ser tratadas de forma eficaz através de laser. Na Clínica Essence, oferecemos aos pacientes métodos atuais e eficientes para essa condição. Primeiro, é importante destacar que cicatriz hipertrófica e queloide fazem parte de um espectro de doenças que envolvem o processo de cicatrização, mas têm comportamento e apresentação clínica bem diferentes. Cada tipo de cicatriz patológica requer um tratamento específico.

 

Enquanto o queloide tem comportamento tumoral, invadindo a pele sadia e causando dor, coceira e deformidade local, a cicatriz hipertrófica se caracteriza apenas com uma cicatriz mais elevada, grosseira e arroxeada. Existe ainda a cicatriz inestética, que é aquela que alarga e escurecida, ou até mesmo fica hipotrófica e hipocrômica. Para as cicatrizes inestéticas (hipertróficas, hipotróficas, muito escuras ou muito claras), opcoes como o refazimento da cicatriz seguido de cuidados pós-operatórios com fitas de silicone, laseres e pomadas resolve a grande maioria dos casos. 

 

O queloide, por sua vez, necessita de tratamento mais intensivo, com a injeção de antinflamatórios potentes e radioterapia da pele. Vale destacar que eles apresentam uma taxa de recidiva por volta de 10 a 20%. Por tudo isso, importante comparecer à Essence para avaliar seu caso e as formas de tratamento.

Por Viviane Martins
@vivianemartinsdermato

PUBLICIDADE