HOME Notícias
Psicóloga do Sistema Hapvida ressalta a importância dos cuidados com a saúde emocional das mães

Foto: Divulgação

Nesta semana em que muitos se questionam sobre a melhor forma de celebrar este domingo, Dia das Mães, a psicóloga do Sistema Hapvida, Ivana Teles, sugere um presente que pode ser dado neste 8 de maio e em todos outros dias do ano: apoio. “O período em que chega o bebê é um grande desafio para o casal, principalmente para a mãe. Ainda existe muito preconceito na nossa sociedade, que coloca uma grande sobrecarga sobre a mulher para dar conta do trabalho e das atividades domésticas. Com a chegada do bebê não é diferente”, pondera a psicóloga.

Conforme Ivana, com a maternidade, muitas mulheres entram em um processo de estresse intenso. “É uma sobrecarga física e mental com todas as atividades e voltar ao trabalho o quanto antes, sendo uma boa profissional, uma boa esposa e uma boa mãe. O resultado de tanta expectativa é medo, insegurança, culpa, frustração, irritabilidade e choro fácil”, afirma.

Na avaliação da psicóloga, a data pode e deve motivar a reflexão sobre aspectos relacionados à saúde mental da mulher, como a necessidade da divisão de atividades domésticas e construção de uma rede de apoio. “Há a possibilidade de contar com o suporte psicológico quando o impacto emocional está muito intenso. A mãe precisa estar com a saúde mental em dia para cuidar do seu filho e de si mesma. A mulher que perceber esses sinais deve pedir ajuda. E quem ver uma mãe nessa situação pode ajudar”, recomenda.

Sobre o Sistema Hapvida

O Hapvida é o maior sistema de planos de saúde e odontológicos do Brasil em número de beneficiários. Em 2022, a combinação de negócios do Sistema Hapvida com o Grupo NotreDame Intermédica (GNDI) resultou na criação de uma das maiores operadoras de saúde verticalizadas do mundo, com cerca de 15 milhões de clientes e 18% de participação de mercado em planos de saúde. Tanto o Hapvida quanto o GNDI participaram intensamente da consolidação do mercado de saúde nos últimos anos através de uma combinação de crescimento orgânico e aquisições. A companhia possui mais de 66 mil funcionários, cerca de 27 mil médicos e 33 mil dentistas. Com a missão de garantir o acesso a saúde de qualidade a um custo eficiente, a empresa comercializa planos de saúde e odontológicos e presta serviços através de rede assistencial própria composta por 84 hospitais, 75 prontos atendimentos, 294 clínicas médicas e 262 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial. Para mais informações, acesse: hapvida.com.br e ri.hapvida.com.br

Publieditorial do Sistema Hapvida

PUBLICIDADE