HOME Notícias
Tudo começa no intestino


Foto; Reprodução

O intestino tem uma função fundamental para a saúde do nosso corpo. E mesmo assim, muitas pessoas ainda negligenciam esse órgão, que pode ate ser considerado como um dos mais importantes do nosso corpo.

Na maioria das vezes, simplesmente ingerimos alimentos sem nem mesmo pensar nisso. Embora possamos pensar que isso não está nos afetando, nosso corpo está pensando o contrário. 

É hora de começar a ouvir seu corpo. Por exemplo, a digestão, o humor, a saúde e até a maneira como as pessoas pensam estão sendo vinculados ao seu “segundo cérebro”, também conhecido como intestino, cada vez mais a cada dia. 

Abaixo, listo alguns pontos que mostram a importância do intestino e como negligenciá-lo pode trazer sérias consequências ao nosso corpo! Boa leitura.

Por que um intestino saudável é importante

Você sabia que seu intestino é o grande responsável pelas funções críticas de seu corpo? Um intestino saudável significa um bem-estar geral saudável. 

Nosso intestino é o lar de mais de 100 trilhões de bactérias. Ou seja, as bactérias desempenham um papel vital em nosso metabolismo e saúde.  As bactérias se alimentam de fibra dietética enquanto desempenham uma variedade de funções, incluindo ajudar a produzir vitaminas B e K e quebrar a fibra alimentar. Essa decomposição resulta na liberação de ácidos graxos benéficos e anti-inflamatórios, que são fontes de energia vitais para nossos corpos. 

Mas, nem todas as bactérias são bactérias boas. Você precisa se livrar de algumas bactérias nocivas e substituí-las por bactérias benéficas. 

Além disso, você sabia que 70% do seu sistema imunológico reside no seu intestino? Mas na maioria das vezes, quando o sistema imunológico está fraco, isso pode ser rastreado até o que está acontecendo no seu intestino. Saber isso permite que você mude o que está colocando em seu corpo para que possa melhorar sua saúde imunológica. 

Para obter imunidade, desintoxicação e nutrição ideais, seu intestino deve estar em equilíbrio. É simples assim. 

Além disso, outros problemas relacionados ao intestino são:

1. Intestino insalubre

Distúrbios estomacais como gases, distensão abdominal, constipação, diarreia e azia podem ser sinais de um intestino insalubre. Um intestino equilibrado terá menos dificuldade em processar os alimentos e eliminar o desperdício.

2. Uma dieta rica em açúcar

Uma dieta rica em alimentos processados e açúcares adicionados pode diminuir a quantidade de bactérias boas em seu intestino. Esse desequilíbrio pode causar um aumento da compulsão por açúcar, o que pode prejudicar ainda mais seu intestino. 

Grandes quantidades de açúcares refinados têm sido associadas ao aumento da inflamação no corpo. A inflamação pode ser o precursor de várias doenças e até cânceres.

3. Mudanças de peso não intencionais

Ganhar ou perder peso sem fazer mudanças na dieta ou nos hábitos de exercícios pode ser um sinal de que o intestino está doente. Um intestino desequilibrado pode prejudicar a capacidade do corpo de absorver nutrientes, regular o açúcar no sangue e armazenar gordura. 

Por exemplo, a perda de peso pode ser causada por crescimento excessivo de bactérias no intestino delgado, enquanto o ganho de peso pode ser causado pela resistência à insulina ou pela necessidade de comer em excesso devido à diminuição da absorção de nutrientes.

4. Distúrbios do sono ou fadiga constante

Um intestino insalubre pode contribuir para distúrbios do sono, como insônia. Portanto, levar à fadiga crônica. 

A maior parte da serotonina do corpo, um hormônio que afeta o humor e o sono, é produzida no intestino. Dessa forma, o dano intestinal pode prejudicar sua capacidade de dormir bem. Alguns distúrbios do sono também foram associados ao risco de fibromialgia.

5. Irritação da pele

Problemas de pele como eczema podem estar relacionados a um intestino danificado. Ou seja, a inflamação no sistema digestivo causada por uma dieta pobre ou alergias alimentares pode causar aumento do “vazamento” de certas proteínas para o corpo, o que pode irritar a pele e causar doenças como eczema.

6. Condições autoimunes

Os pesquisadores médicos estão continuamente encontrando nova evidência do impacto do intestino no sistema imunológico. Portanto, acredita-se que um sistema digestivo insalubre pode aumentar a inflamação sistêmica e alterar o funcionamento adequado do sistema imunológico. 

Isso pode levar a doenças auto-imunes, em que o corpo ataca a si mesmo em vez de invasores prejudiciais.

7. Intolerâncias alimentares
Além disso, as intolerâncias alimentares são o resultado da dificuldade em digerir certos alimentos. Mas isso é diferente de uma alergia alimentar, que é causada por uma reação do sistema imunológico a certos alimentos. 

Acredita-se que as intolerâncias alimentares podem ser causadas por bactérias de baixa qualidade no intestino. 

Por exemplo, isso pode causar dificuldade em digerir os alimentos desencadeadores e sintomas desagradáveis, como inchaço, gases, diarreia, dor abdominal e náusea. 
Existem algumas evidências de que as alergias alimentares também podem estar relacionadas à saúde intestinal.

Como garantir uma boa saúde intestinal

Presumo que você não queira nenhum dos itens acima em sua vida. Eu sei que não. Então, o que uma pessoa com problemas intestinais deve fazer?

Se alimentar melhor! É pensar mais sobre o que você vai colocar dentro do seu intestino, como isso afetará a sua saúde, e se possui os nutrientes realmente necessários para suas células.

Dessa forma, você passa a ter uma melhor qualidade no seu sistema digestivo e, consequentemente, da sua saúde!

Dra. Maryna Landim Borges
@dramarynalandimborges

PUBLICIDADE