HOME NOTÍCIAS SAÚDENUTROLOGIA
Qual é a diferença entre envelhecer e ficar velho?


Maryna Landim (Foto: Divulgação)

Muitas pessoas não sabem, mas existe uma grande diferença entre envelhecer e ficar velho. A passagem do tempo é inexorável para todos nós. Não há nada que possamos fazer para impedir o avanço dos anos.

No entanto, há muito a fazer para manter a qualidade de vida enquanto envelhecemos.

Temos a ideia ilusória de que perda de memória, dores nas articulações e diversas doenças são consequências do avanço da idade e que nada podemos fazer para impedi-las. Hoje, quero falar sobre idade cronológica e idade biológica, duas variáveis que podem não estar relacionadas.

A quantidade de aniversários nem sempre precisa refletir no bom funcionamento do nosso corpo. A seguir, descubra o porquê.

Idade cronológica X Idade biológica
Podemos comparar a idade cronológica e a idade biológica ao tempo de fabricação e ao estado de conservação.

Quanto melhor cuidarmos do nosso organismo ao longo da vida, menores as chances do "estado de conservação" ser negativo. Assim, as chances de desenvolver desconfortos e doenças também reduzem bastante.

Mas, atenção. Conservar o organismo saudável está altamente relacionado aos bons hábitos de vida, tais como:

.Alimentar-se da forma mais natural e equilibrada possível;
.Investir em boas noites de sono;
.
Praticar atividades físicas regularmente;
.
Ter exposição ao sol sempre que possível;
.
Manter a regularidade nas consultas médicas e exames, a fim de identificar possíveis desequilíbrios e agir a tempo de revertê-los.

Quando começa o envelhecimento?

O declínio hormonal do organismo inicia muito cedo. Entre os 18 e os 22 anos, as células já perdem a sua capacidade de reprodução com exatidão. É claro que, nessa idade, os efeitos da perda da potência da telomerase no organismo é muito sutil, mas isso é intensificado com o passar do tempo.

A telomerase é uma enzima que garante a reprodução celular com o máximo de saúde e qualidade. No entanto, conforme o seu desgaste natural, baseia-se o envelhecimento de células e por consequência dos tecidos, que passam a multiplicar essas células modificadas pelos efeitos do envelhecimento.

É possível saber a idade biológica?

Sim! Hoje, temos exames que demonstram que pacientes bastante jovens, por volta dos 30 anos, contam com o funcionamento fisiológico de idosos acima dos 50. Enquanto pessoas nessa faixa etária também podem estar com o organismo funcionando de maneira semelhante a um jovem de 25.

Isso porque são comparados os parâmetros biológicos às pessoas da mesma idade, tais como: gênero, tipo físico, metabolismo, entre outras especificidades.

E o que separa a idade cronológica da idade biológica? Os cuidados com a qualidade de vida! O envelhecimento não deve jamais ser um vilão da saúde, mas sim, devemos nos cuidar para aproveitar o melhor da vida em qualquer fase.

Quem quiser envelhecer sem ficar velho, seja em aparência, mentalidade ou saúde, deve fazer de suas escolhas verdadeiras aliadas da sua juventude e felicidade.

Um beijo e contem comigo!

Dra Maryna Landim Borges
Médica - CRM CE 16.304

COMENTÁRIOS