HOME Notícias
Práticas sustentáveis da Alece são reconhecidas durante Prêmio Lixo Zero


Rodrigo Sabatini, presidente do Instituto Lixo Zero Brasil, a primeira-dama da Alece, Cristiane Leitão, e a representante institucional do Instituto Lixo Zero Brasil no Ceará, Rebeca Wermont - Foto: Celso Oliveira

O compromisso da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) com a sustentabilidade foi reconhecido durante a cerimônia do Prêmio Lixo Zero, realizada nesta quinta-feira (14/12), no Museu da Imagem e do Som (MIS), em Fortaleza.

O evento, que tem o objetivo de fomentar a sustentabilidade, promover o uso consciente dos recursos e dos resíduos, é uma realização do Instituto Lixo Zero Brasil e aconteceu pela primeira vez em Fortaleza, contando com a parceria da Alece.

Cristiane Leitão, primeira-dama e idealizadora do Comitê de Responsabilidade Social da Casa, representou a Alece durante o evento. Ela comentou a oportunidade e o orgulho de participar de um grande evento como o realizado pelo Instituto Lixo Zero Brasil e ter as ações exitosas da Assembleia reconhecidas. 

“Com certeza, vamos continuar esse grande projeto com o instituto e fazer 2024 o ano da sustentabilidade no Parlamento cearense”, afirmou. Durante o Encontro Melhores Práticas Lixo Zero Brasil, realizado na Alece nesta quinta-feira, Cristiane Leitão compartilhou o projeto de implantar a ação Alece Lixo Zero, avançando na redução da geração de resíduos no Parlamento cearense de forma inovadora.

Ela comentou ainda o reforço que a sustentabilidade teve a partir da criação do comitê e da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental em 2021, no início da gestão do presidente Evandro Leitão. 

Cristiane Leitão destacou ações de educação ambiental com servidores e comunidades e gestão de resíduos com parceria com associações de reciclagem, gerando impactos positivos ambiental e socialmente. “Gestão ambiental precisa ser pauta urgente, e a Alece tem esse trabalho de sustentabilidade e gestão ambiental”, reafirmou. 

Rebeca Wermont, representante institucional do Instituto Lixo Zero Brasil no Ceará, explicou que o lixo é um grande desafio global, não sendo diferente no Brasil e no Ceará. Dessa forma, o prêmio “tem a intenção de reconhecer as pessoas e as iniciativas que estão mudando a realidade do País em relação a soluções para o problema do lixo, seja na área da educação, de tecnologia, inovação, de tudo o que é possível propor e fomentar junto às instituições e sociedade civil para que a gente transite para um modelo de vida mais sustentável neste planeta”.

Ela apontou ainda que o prêmio busca reconhecer experiências em nível nacional, e o Ceará, como anfitrião desta edição, teve a “oportunidade de também celebrar e reconhecer as boas práticas locais para dizer que o Ceará faz sim muita diferença no País”. 

O presidente do Instituto Lixo Zero Brasil, Rodrigo Sabatini, enalteceu a oportunidade de, ao longo do dia de programação, cada premiado apresentar seu trabalho, reunindo muitas boas práticas e experiências interessantes com energia de transformação, proatividade e esperança, avaliando que toda transformação acontece pelo exemplo. 

Ele parabenizou ainda a iniciativa da Assembleia Legislativa em buscar a implantação do conceito lixo zero, avaliando como muito relevante o exemplo do poder público para a sociedade. 

O Prêmio Lixo Zero encerrou a programação do dia, que teve início no auditório Murilo Aguiar, na Alece, com o Encontro Melhores Práticas Lixo Zero Brasil. No encontro, os premiados nas 23 categorias do prêmio apresentaram suas experiências sustentáveis na busca pelo conceito lixo zero no Brasil durante o ano de 2023.

PUBLICIDADE