HOME Notícias
Câmara Municipal de Fortaleza celebrou os 90 anos da Ordem dos Advogados do Brasil Ceará

Em sessão solene realizada nesta terça-feira, 29, a Câmara Municipal de Fortaleza celebrou os 90 anos da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Ceará (OAB/CE), 80 anos da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE) e 35 anos da Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE). A homenagem foi proposta pelo vereador Eudes Bringel (PSB) e destaca o papel das instituições na história da advocacia no Ceará, com fortalecimento do exercício da profissão na garantia de direitos à população.

O vereador Eudes Bringel ressaltou o trabalho desenvolvido pela Ordem dos Advogados e como ela tem atuado de forma direta na efetivação de direitos. “A OAB é uma instituição que representa um braço importante da sociedade. E reconhecer esse trabalho é extremamente importante. A Ordem veio exatamente como o próprio nome diz para poder procurar igualdade pra todos, para se fazer justiça realmente, fazendo que seja seguida rigorosamente a Constituição Brasileira”.

“Celebramos 90 anos da OAB, 80 anos da CAACE e 35 anos da Escola Superior da Advocacia. Hoje especialmente um dos homenageados é meu tio Francisco Ferreira Maciel. Então pra gente é motivo de muito orgulho está aqui, prestando essa justa homenagem aos advogados do estado do Ceará”, destacou o parlamentar.

O presidente da OAB Seção Ceará, Erinaldo Dantas, agradeceu a homenagem da Câmara Municipal destacando o compromisso da Ordem no acesso a cidadania. “Levamos Justiça aos nossos constituintes. Uma profissão essencial e a única com elo com o Judiciário que não recebe salário, nossa única remuneração são os honorários advocatícios”.

Erinaldo Dantas falou sobre a atuação na área previdenciária, que tem conquistado o direito para muitas pessoas no acesso a dignidade, além de outras ações que tem garantido a efetivação de direitos. “A importância dessa cerimônia reforça a importância da nossa profissão”.

O presidente da ESA, Raphael Castelo Branco, enalteceu o papel da Câmara como um espaço de criação de direitos e como o diálogo com o parlamento é essencial para a advocacia. “Essa homenagem hoje aqui na Câmara Municipal é motivo de muita satisfação tendo em vista que a Escola Superior da Advocacia é o braço educacional da OAB e nós temos no nosso DNA esse questão da educação jurídica e neste mês em que a gente celebre de fato os 35 anos é muito importante esse diálogo com essa Casa que é um local de criação de direitos. Assim como a Ordem dos Advogados por meio das suas três instâncias, OAB, CAACE e ESA, é uma casa garantidora da cidadania”, pontuou.

Para o presidente da CAACE, Waldir Xavier, a homenagem evidencia o trabalho da classe junto à sociedade. “A Câmara Municipal, o nosso Poder Legislativo Municipal, brinda todos nós, advogados e advogadas, com essa homenagem que é feita de um poder para uma classe que representa um status democrático de toda sociedade brasileira”.

Durante a solenidade foram homenageados diversos profissionais da advocacia, que retratam o trabalho realizado pela ESA, CAACE e OAB-CE. O momento contou com a participação dos vereadores Júlio Brizzi (PDT), Luciano Girão (Progressistas), Wellington Sabóia (PMN); o presidente da ARCE, Hélio Winston Leitão; a vice-presidente da OAB-CE, Cristiane Leitão; do superintendente do Ministério do Trabalho, Carlos Pimentel; e do juiz eleitoral, Érico Ferreira.

PUBLICIDADE