HOME Notícias
Custódio Almeida é empossado como reitor da UFC em prestigiada solenidade


Foto: Reprodução Instagram

O reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Custódio Luís Silva de Almeida, foi empossado oficialmente em evento aberto ao público na Concha Acústica da Reitoria, na noite desta sexta-feira (25). Em clima de festa, a solenidade contou com a presença em peso de toda a comunidade acadêmica, do ministro da Educação, Camilo Santana, do governador do Ceará, Elmano de Freitas, e demais autoridades. Nomeado para o cargo no último dia 3 de agosto pelo ministro Camilo e pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, Custódio iniciou esta semana o mandato à frente da Instituição para o período de 2023 a 2027.  

Em quase sete décadas da história da Instituição, criada em dezembro de 1954, a cerimônia de posse veio repleta de simbolismo. Na ocasião, Custódio Almeida foi investido como o 16º reitor da UFC na noite do primeiro evento presencial de grande porte realizado na Concha Acústica desde a pandemia de covid-19, marcando a retomada de um dos espaços culturais mais relevantes e emblemáticos da capital cearense.  

Tradicionalmente sediada em Brasília, como uma deferência especial do Ministério da Educação (MEC) à UFC, a posse do reitor em Fortaleza representou, sobretudo, o reencontro da comunidade acadêmica consigo mesma, com a sociedade e com o reconhecimento à autonomia universitária, manifestada na confirmação do docente mais votado para administrar a Universidade.

Em seu discurso de posse, o reitor mencionou as dimensões da Instituição que passa agora a presidir, com cerca de 50 mil pessoas, dentre estudantes, servidores docentes e técnico-administrativos, e campi localizados em Fortaleza, Sobral, Quixadá, Russas, Crateús e Itapajé, 128 cursos de graduação, 82 cursos de mestrado e 51 de doutorado. 

 

Fonte: Portal da UFC

 

PUBLICIDADE