HOME Notícias
Câmara Municipal de Fortaleza adere ao Pacto Nacional pela Consciência Vacinal

O momento destacou a importância de fortalecer os mecanismos de acesso à informação, principalmente diante da política de vacinação.

O presidente Gardel Rolim (PDT), representando a Câmara Municipal de Fortaleza, assinou na manhã desta quinta-feira (10), um termo de adesão ao Pacto Nacional pela Consciência Vacinal. O encontro ocorreu no Ministério Público do Ceará e contou com a presença de diversas autoridades.

Segundo o presidente Gardel Rolim, a vacinação no Brasil enfrenta um dilema com grupos que são contra vacina e é preciso combater a desinformação. “O Plano Nacional de Imunização é desenhado em nível nacional, coordenado pelo Ministério da Saúde e tem representação mundial. A vacina foi capaz de erradicar doenças como paralisia infantil, por exemplo. Nós não tínhamos mais o foco da doença no Brasil, mas esses grupos que pregam contra as vacinas, ganharam força nos últimos anos e a gente consegue encontrar famílias que acham desnecessários a vacinação. Então, movimentos como esse que o Ministério Público faz, obviamente ancorando outras instituições, como nós da Câmara Municipal, entendemos que é um movimento necessário e precisamos difundir isso”, disse.

O parlamentar colocou os veículos de comunicação da Casa à disposição do MPCE, que devem atuar como instrumento de divulgação dos benefícios da vacina. Segundo ele, é preciso favorecer a ação para que as crianças estejam protegidas de doenças que podem ser evitadas. “A contribuição que a Câmara Municipal pode dar é através da conscientização por meio dos nosso meios de comunicação”, concluiu.

O evento também contou com a presença do governador do Estado, Elmano de Freitas (PT).

PUBLICIDADE