HOME Notícias
Rei Charles III e rainha Camilla são coroados no Reino Unido

O Reino Unido e o mundo acompanharam a coroação do rei Charles III e da rainha consorte Camilla na Abadia de Westminster, em Londres. O rei deixou o Palácio de Buckingham por volta das 6h20 (no horário de Brasília) e desfilou de carruagem pelas ruas do centro de Londres até a catedral. Na abadia, Charles III prestou juramento e foi ungido pelo arcebispo de Canterbury, Justin Welby, nas mãos, cabeça e peito. Ele foi coroado por volta das 8h. Após a cerimônia, Charles e Camilla voltaram ao palácio.
 
No momento da coroação do rei Charles III, uma saudação de 62 tiros foi disparada na Torre de Londres, com uma salva de seis tiros no Horse Guards Parade. Outros 21 tiros foram disparados em 13 locais em todo o Reino Unido, incluindo Edimburgo, Cardiff e Belfast, e em navios da Marinha Real.
 
Ao fim da Procissão de Coroação, o rei e a rainha fizeram uma aparição na varanda do Palácio de Buckingham. Em seguida, a Força Aérea Real fez uma apresentação nos céus de Londres.
 
Ao retornar para o Palácio de Buckingham após a cerimônia de coroação que tornou o rei Charles III e a rainha Camilla os novos monarcas da realeza britânica, a expectativa entre os que acompanhavam a solenidade era saber se o princípe Harry e o príncipe Andrew estariam ao lado do pai e do irmão no tradicional aceno aos súditos na sacada do Palácio.
 
Como já era esperado, ambos não compareceram ao momento simbólico da coroação, já que renunciaram aos cargos oficiais da realeza. Sobrinho e tio também não devem integrar a tradicional foto oficial da família. Ao fim da coroação, Harry saiu da Abadia de Westminster e se dirigiu a um carro. Hoje também é comemorado o aniversário de quatro anos do seu filho mais velho, Archie, com Meghan Markle.
 
Horas depois, na varanda do Palácio de Buckingham, o rei e a rainha se juntaram a outros membros da família real, incluindo o príncipe e a princesa de Gales e seus filhos.
Convidados para a coroação
Os principais integrantes da família real britânica estiveram presentes na coroação do rei Charles III e Camilla. O herdeiro do trono, príncipe William, e sua esposa, Kate Middleton, estavam presentes.
 
O príncipe Harry, segundo filho do rei, também foi ao evento. Sua esposa, Meghan Markle, e seus filhos, Archie e Lilibet, não compareceram à cerimônia.
 
A presença do casal era uma incógnita, pois eles se desvincularam dos deveres oficiais da realeza em 2020 e, desde então, estão no centro de diversas polêmicas envolvendo a família real.
 
Também compareceu o príncipe Andrew, irmão do rei Charles III. Andrew perdeu seu título honorífico da realeza em 2022, após ser processado por abusar sexualmente de uma menor de idade por meio de uma rede de tráfico sexual.
 
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a primeira-dama, Janja, estiveram entre os convidados e representam o Brasil na celebração.
 
Coroas
As coroas utilizadas durante a cerimônia são alguns elementos que chamaram atenção. O substituto de rainha Elizabeth II recebeu duas coroas ao longo da cerimônia. A primeira foi a de Santo Eduardo, feita em 1661 para a coroação de Charles III. O acessório tem mais de 2 kg e é feita de ouro maciço, decorada com rubis, ametistas, safiras, granadas, topázios e turmalinas. A peça foi confeccionada como uma substituta para a coroa medieval, que havia sido derretida em 1649.
 
Já a segunda coroa é a mais majestosa, chamada de Coroa do Estado Imperial. A joia é feita de ouro, platina e prata, pesa cerca de 1 kg, tem 2.868 diamantes, 17 safiras, 11 esmeraldas, 269 pérolas e 4 rubis. 
 
A coroa usada por Camilla feita em 1911 e pertenceu à rainha Elizabeth, a rainha-mãe, mãe de Elizabeth 2ª. Ela foi feita para a coroação de George 6º, em 1937. A avó de Charles 3º também a usou na coroação da filha, em 1953.
 
A Rainha Elizabeth II já reclamou do peso da coroa, durante um documentário sobre as joias da monarquia exibido em 2018 pela emissora “BBC”. Ela disse que quando alguém usa o acessório pesando mais de um quilo e adornado com muitas pedras preciosas, “não pode olhar para baixo para ler o discurso, tem que levantar o discurso, porque se fizesse isso quebraria o pescoço”.
A comemoração continua
A celebração continua nos dias seguintes à coroação do rei Charles III:
Domingo (7): a noite contará com shows de diversos artistas. Entre eles estão Kary Perry, Lionel Richie e Andrea Bocelli.
 
Segunda-feira (8): o dia será feriado nacional. Na data, a família real incentiva os britânicos a realizarem atos de caridade e a partilharem refeições com a comunidade.
PUBLICIDADE