HOME Notícias
Saiba como preparar uma receita incrível para servir aos amigos e família na ceia de final de ano

Fim de ano chegando, e nada melhor do que preparar uma receita incrível para servir nossos amigos e familiares na ceia de ano novo. Para te ajudar nessa empreitada, separamos abaixo algumas dicas para tornar esse momento ainda mais especial!

Como todo período festivo, alguns pratos se destacam na mesa de réveillon, como o arroz de forno, além das superstições que envolvem a organização da ceia.

Uma delas fala do momento da virada, que precisa estar envolta de boas vibrações. Para que isso ocorra, seguir as tradições é fundamental. Dentre elas, podemos listar:

  • Comer uma colher de lentilha bem preparada para garantir fartura - e fortuna - o ano todo;
  • Evitar servir frango no ano novo, uma vez que, como fala o ditado popular, trata-se de um animal ‘que cisca para trás’, indicando retrocesso;
  • Separar 12 gomos de uva ou de romã, retirar suas sementes e envolvê-las em um guardanapo para guardar na carteira durante todo o ano seguinte. Diz-se que as sementes atraem dinheiro.

 

Um dos momentos mais esperados pela família em meio às celebrações de ano novo, a ceia precisa ser planejada e concretizada com zelo.

Por se tratar de um banquete, é preciso coordenar tudo com antecedência. Aqui vai algumas dicas para fazer bonito:

1.Escolha bem as cores da festa

Cada país tem suas cores preferidas no réveillon. No Brasil, a cor que predomina é a branca. No entanto, para incrementar a decoração, invista em cores complementares como prata, azul e dourado.

2.Defina os elementos decorativos

Sem dúvida, a decoração da ceia se concentra na mesa de jantar. Assim, capriche nos elementos secundários, como as velas, taças, talheres, louças e arranjos de flores. Recomendamos usar balões e plantas na decoração de fundo do ambiente.

3.Menu saboroso

Para que a ceia se torne um verdadeiro banquete, escolha a dedo tudo o que será servido, inclusive conversando com os demais convidados quais pratos os agradam e quais não - desde o prato principal, as entradas, bebidas e sobremesas.

4.Definição dos convidados

Para que você não cometa a gafe de esquecer algum ente querido neste momento tão especial do ano, escreva os nomes de todos aqueles que pretende convidar no dia da ceia.

5.Principais pratos para a ceia de ano novo

Levando em conta as superstições do réveillon, é preciso ter cuidado na hora de escolher os alimentos, a começar pelas entradas e petiscos. Dentre os alimentos mais requisitados dessa data, estão: Amendoim, Azeitonas com pimentão, Torradas com patês, Lentilha, Batata assada, Torresmo, Manteiga temperada, Batata Hasselback, Mini quiche de queijo, Bolinho de bacalhau e Bruschetta tradicional.

Entre as bebidas, destacamos: Champagne, Vinho, Mojito e Coquetel de frutas.

Já entre os acompanhamentos, os mais requisitados são: Salada de maionese, Cuscuz paulista, receitas deliciosas com arroz, Lombo de porco, Filé mignon, Bacalhau, Costela, Costelinha de porco, Peixe, Salmão, Pernil e Tender.

Por fim, entre as sobremesas, vale a pena servir: Torta alemã, Mousse de chocolate, Pudim de leite, Arroz doce, Manjar de coco, Rabanada, Sorvete, Panetone, Salada de frutas, Torta doce e Cheesecake.

Os pratos mais famosos da ceia de Ano Novo

Criativa, deliciosa e diversa, a nossa culinária, misturada com as culinárias de dezenas de outros países, povos e culturas, é pura inspiração para os cozinheiros de plantão que estão se preparando para o banquete de réveillon.

Abaixo, separamos alguns pratos para você se inspirar também e deixar seus convidados com água na boca!

  1. Batata assada com alho;
  2. Stromboli;
  3. Arroz com lentilha;
  4. Arroz à piamontese;
  5. Lombo de porco assado no forno;
  6. Bacalhau 7 mares;
  7. Costela na cerveja;
  8. Salada tradicional de maionese;
  9. Farofa de couve;
  10. Bem casado de travessa;
  11. Salmão assado;
  12. Filé mignon ao molho de madeira.

Ficou com vontade de preparar esses pratos? Lembre-se: apesar de deliciosos, alguns deles não são lá dos mais fáceis de se fazer. Por isso, planeje-se com antecedência para ter o tempo, a vocação e todos os ingredientes necessários para a construção da ceia.

E não tenha receio de preparar as receitas mais simples no começo. É melhor acertar um prato comum e tradicional do que errar feio tentando reproduzir uma receita difícil, encontrada quase sempre em grandes bistrôs!

PUBLICIDADE