Grupo Cidade
Beach Park recebe certificação Lixo Zero pela gestão de resíduos


Foto: Divulgação

O Aqua Park do Beach Park, considerado o melhor parque aquático da América Latina (Tripadvisor, 2020), recebeu a Certificação Lixo Zero 2022/2023 do Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) no último dia 10 de junho. O documento objetiva atestar a eficiência das ações de gestão de resíduos sólidos de marcas e empresas, sob as premissas estabelecidas pela Zero Waste International Alliance (Aliança Internacional Lixo Zero).

O reconhecimento ao Beach Park se deve pela gestão eficiente e a destinação correta de 95,2% dos resíduos gerados durante o processo de operação do parque, evitando o direcionamento das sobras de materiais, como metal, plástico, vidro, coco seco, orgânicos, lâmpadas, restos de material de construção civil e palha - para aterros e incinerações.

A certificação também inclui um índice de boas práticas (ações sociais) referente a uma pontuação baseada no check list da auditoria e boas práticas da empresa, classificada atualmente no nível "A", a mais alta.

De acordo com a gerente de Sustentabilidade do Beach Park, Raissa Bisol, a certificação do Instituto Lixo Zero Brasil tem reconhecimento internacional e está alinhada com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), visando incentivar as empresas a incluírem a agenda da Sustentabilidade na sua estratégia organizacional.

 "O Aqua Park se adequou ao longo dos anos para conseguir o máximo de aproveitamento e correto encaminhamento de resíduos recicláveis e orgânicos, com a redução quase completa desses materiais, evitando o envio para aterros sanitários ou para incineração. Além de receber a atual Certificação Lixo Zero, o Beach Park já é certificado na ISO 14.001:2015, de gestão ambiental", explica Raissa.

Em fevereiro de 2022, o Beach Park foi novamente certificado pela ISO 14001:2015 - Gestão Ambiental, como resultado da auditoria realizada pela TÜV NORD CERT GmgH, organismo alemão de certificação. A ISO 14001 é uma certificação internacional que visa orientar a implementação de sistemas de gestão ambiental em empresas de todo o mundo e norma adotada por grandes empresas que têm o compromisso de ampliar os negócios, reduzindo o impacto ambiental.

Entre os parques aquáticos, o Aqua Park do Beach Park é o único no Brasil que é certificado pela ISO 14001 porque atende a todas as exigências ambientais internacionais de responsabilidade com a Natureza. A primeira certificação do complexo aconteceu em 2016 e, a cada três anos, é realizado um novo ciclo de auditoria e emitido um novo certificado caso a organização mantenha todos os requisitos exigidos pela norma ISO.

Comitê Lixo Zero e práticas de conservação do meio ambiente

O Beach Park criou um comitê interno para acompanhar a certificação Lixo Zero, com encontros mensais para monitoramento das ações voltadas para o tema, com participantes voluntários.

Outras práticas rotineiramente realizadas são ações de limpeza do litoral, em que o Beach Park participa em parceria com a Associação Pordunas, Prefeitura de Aquiraz e comunidade local. Foram mais de 60 operações de limpeza durante os últimos oito anos e mais de 130 toneladas de resíduos retirados da praia.

"Essas ações de cuidado ao meio ambiente objetivam despertar o consumo consciente, a coleta seletiva e o descarte correto dos resíduos. A temática ambiental é também disseminada entre as crianças da região através de projetos e ações de educação ambiental em escolas públicas de Aquiraz", diz a gerente Raissa Bisol.

Outro ponto de destaque é a capacitação das equipes do parque aquático e dos quatro resorts do destino turístico para o manejo da fauna marinha, incluindo tartarugas e mamíferos. O Beach Park é sempre acionado pelas ONGs Instituto Verde Luz e Aquasis quando encalhes desses animais acontecem nas imediações do Porto das Dunas ou para monitoramento de ninhos de tartaruga na região de praia.

COMENTÁRIOS