Grupo Cidade
Morre, aos 69 anos, músico cearense Luizinho Duarte, fundador da Marimbanda

Luizinho foi fundador da Marimbanda, grupo referência na música instrumental do Ceará e que já fez turnês em todo o País, tendo também atuado em festivais importantes pelo Estado

Foto: reprodução Instagram

Faleceu na madrugada desta quinta-feira, 28, aos 68 anos, o compositor, multi-instrumentista Luizinho Duarte. O velório acontecerá no Theatro José de Alencar ainda nesta quinta, a partir das 10h30min, segundo dados da Secretaria de Cultura do Ceará (Secult). 

Luizinho foi fundador da Marimbanda, grupo referência na música instrumental do Ceará e que já fez turnês em todo o País, tendo também atuado em festivais importantes pelo Estado, como o Festival Choro e Jazz, Festival Música na Ibiapaba (CE).

No último dia 8 de abril, o músico havia apresentado no Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB) um registro audiovisual de um show, junto a depoimentos falando sobre sua música. 

Ainda, Luizinho já havia se apresentado com importantes nomes da música, como Fagner, Zeca Baleiro, Maria Bethânia, Elza Soares, Leila Pinheiro e Tim Maia. Em 2020, ganhou o Prêmio Fomento Cultura e Arte do Ceará, concedido pela Secult Ceará, por meio da Lei Aldir Blanc, em reconhecimento por sua trajetória artística.

“Viva o grande compositor cearense. Viva o multi-instrumentista que marcou época e se tornou referência. Vivam as histórias nos ensaios e viagens e cafés. Vivam as lições do professor a cada momento. Vivam as melodias da Marimbanda. Viva um dos maiores músicos do Brasil. Viva seu Luiz!”, escreveu sua família, em nota oficial. 

Na semana passada, o Ceará também perdeu outro grande nome da música. Tarcísio Sardinha faleceu devido a falência múltipla dos órgãos. O artista estava internado no Hospital Regional Unimed desde o dia 6 de janeiro, após ter tido uma parada cardiorrespiratória.

COMENTÁRIOS