HOME Notícias
Novo decreto cancela pré-Carnaval e Carnaval e reduz capacidade de eventos no Ceará

As informações foram adiantadas por Camilo em live realizada nesta quarta-feira, 5, junto ao secretário da Saúde do Ceará (Sesa), Marcos Gadelha

Foto: Divulgação

Em novo decreto estadual, o governador Camilo Santana (PT) cancelou festas de Pré-Carnaval e Carnaval no Ceará. O documento foi formulado após reunião do Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia e vale por um mês a partir desta quinta-feira, 6. Ainda, o decreto reduz o número de pessoas em eventos festivos e sociais para 500 em ambientes abertos e 250 em ambientes fechados, ainda com o passaporte da vacina. Antes, o número estava em 5 mil e 2.500, respectivamente.  

As informações foram adiantadas por Camilo em live realizada nesta quarta-feira, 5, junto ao secretário da Saúde do Ceará (Sesa), Marcos Gadelha.

As mudanças ocorrem devido ao aumento de positividade da Covid-19, provavelmente causado pela variante Ômicron, que já está com transmissão comunitária no Estado e que é mais transmissível que outras cepas, como Delta e Gama. 

A preocupação também se relaciona com o aumento de casos de síndrome respiratória causadas também pela cepa Darwin da Influenza H3N2. Entre as medidas do decreto, o governador destacou que pretende aumentar o número de leitos de UTI e enfermaria.  “O Hospital Leonardo Da Vinci voltará a ser o nosso hospital-referência de síndromes respiratórias, para atendimento prioritário tanto de Covid quanto para Influenza. Por isso ampliamos para 160 leitos disponíveis para esses casos. Vamos aumentar também a testagem, distribuir para todos os municípios mais testes, e assim ampliar a testagem para ter dados reais dessa pandemia”. 

“Foi detectado um aumento das transmissões após as grandes festas, mediante dados que revelam um aumento preocupante dos casos em geral no Ceará. Os indicadores demonstram que precisamos estancar essa velocidade de transmissão da Ômicron e, por isso, o comitê decidiu que ficam suspensos todos os eventos de Carnaval e Pré-Carnaval no Ceará”, destacou o governador, na live. Ainda, Camilo destacou que irá ampliar a testagem em todo o Estado.

Por fim, Camilo destacou a importância da vacinação e pediu para que a população apta à terceira dose se vacine em algum dos centros de sua cidade. 

PUBLICIDADE