HOME Notícias
Ceará deverá receber 20.800 doses da vacina contra Covid-19 Janssen nesta quarta

O lote será usado para a dose de reforço de cearenses que já receberam o imunizante há pelo menos dois meses

Foto: Divulgação

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), anunciou em suas redes sociais que o Ceará deverá receber um lote de 20.800 doses da vacina Janssen ainda nesta quarta-feira, 8. O avião deverá pousar às 10h55min. 

O lote será usado para a dose de reforço de cearenses que já receberam o imunizante há pelo menos dois meses. A determinação vai de acordo com a definição do Ministério da Saúde, que havia indicado que pessoas que tomaram a vacina de dose única Janssen deverão tomar mais uma dose de reforço da mesma farmacêutica. 

Leia também | Prefeitura de Fortaleza reduz intervalo da dose reforço da Covid-19 de cinco para quatro meses

Caso Janssen

A segunda dose da vacina de pessoas que tomaram a vacina de dose única Janssen deverá ser da mesma marca. Apenas a terceira que utilizará o método do mix de vacinas.

A questão é que, segundo a Anvisa, a entidade reguladora dos Estados Unidos, Food and Drug Administration (FDA), reconheceu a segunda dose da Janssen como uma dose de reforço, e não propriamente uma “segunda dose”. A segunda dose, tecnicamente, é parte do esquema vacinal proposto e aprovado pela Anvisa, que inclui os imunizantes Pfizer, AstraZeneca e CoronaVac. 

Leia também | Entenda como vai funcionar a dose reforço da vacina contra Covid-19 para maiores de 18 anos

Entretanto, já há pesquisas que indicam o benefício de uma dose reforço no caso da Janssen. Em setembro, a Johnson & Johnson, fabricante do imunizante, indicou após uma pesquisa que uma nova dose pode aumentar a eficácia da vacina contra casos graves e moderados da Covid em até 94%.

Ainda, importante ressaltar que não houve nenhuma mudança na bula do imunizante. 

 

PUBLICIDADE