Grupo Cidade
Ceará Natal de Luz 2021 terá volta dos espetáculos presenciais e apresentações online


Foto: Divulgação

O Ceará Natal de Luz celebra 25 anos acendendo "A luz da esperança em você". Esse será o lema de 2021 do maior evento natalino do Norte e Nordeste, realizado pelo Instituto CDL de Cultura e Responsabilidade Social e pela CDL de Fortaleza, a partir do dia 25 de novembro. E nessa edição, que ainda se dará em meio aos momentos desafiadores que a humanidade ainda tem passado com a pandemia, essa reflexão se fará através da internet, em multiplataformas, mas também de forma presencial seguindo todos os protocolos governamentais vigentes no período.

"Essa fonte de energia positiva virá da arte do nosso povo. Queremos a luz da alegria e da emoção voltando a brilhar nos lares. Temos em nós o amor, a solidariedade e a força do nordestino para nos reinventarmos diante das adversidades", afirmou o presidente da CDL de Fortaleza, Assis Cavalcante, durante o lançamento do Ceará Natal de Luz 2021, em café da manhã para a imprensa, parceiros e patrocinadores, na última quarta-feira, dia 10.

Além de iluminar a cidade com uma decoração branca e dourada que faz brilhar a paz e o amor, o evento natalino que é sucesso entre cearenses e turistas fará uma homenagem a um dos maiores compositores brasileiros, o cearense Belchior. Durante o lançamento do Ceará Natal de Luz 2021, a filha do cantor, Vannick Belchior, fez uma apresentação especial e cantou clássicos de Belchior como "Apenas um rapaz latino-americano", "Alucinação" e "Como Nossos Pais".

A abertura será no Theatro José de Alencar, no dia 25 de novembro, a partir das 18h, com um espetáculo natalino diferenciado, especial e online. Com roteiro do grupo teatral Blitz, o musical promete emocionar o público. Além dos atores, a apresentação contará com a participação do Coral da Luz, dos sanfoneiros e compositores Waldonys e Chambinho do Acordeon, da cantora Amelinha e da dupla sertaneja Luis Marcelo e Gabriel. A tão aguardada chegada do Papai Noel, uma atração à parte, usará tecnologia e efeitos especiais para encantar a criançada e os adultos. O espetáculo de abertura também será exibido em um telão para a diretoria da CDL de Fortaleza, patrocinadores, imprensa e autoridades com um show presencial das cantoras Vannick Belchior e Isabela Serpa.

O Ceará Natal de Luz conta com a direção artística do Maestro Poty.

 

Coral da Luz e Caminhão da Luz

Em respeito aos protocolos sanitários de combate à covid-19 e ao decreto estadual vigente, o Ceará Natal de Luz 2021, que será realizado entre os dias 25 de novembro e 23 de dezembro, terá espetáculos artísticos-culturais transmitidos em formato online no canal do evento no Youtube e apresentações especiais e presenciais no Cineteatro São Luiz.

O Coral da Luz volta a se apresentar das sacadas do Hotel Excelsior, todos os dias, a partir das 18 horas, mas com um número reduzido de crianças e adolescentes. O grupo formado por meninos e meninas que é uma das atrações mais esperadas do evento natalino não se apresentou do tradicional hotel, na Praça do Ferreira, no ano passado, quebrando uma tradição iniciada em 2002. Em alguns dias, cantores de sucesso como Chambinho do Acordeon, Vannick Belchior, Marcos Lessa, Waldonys e João Cláudio Moreno vão se apresentar junto com as crianças.

O Caminhão da Luz todo iluminado e decorado com os adornos de Natal, que fez bastante sucesso no ano passado, percorrerá mais uma vez Fortaleza de ponta a ponta levando a magia natalina a todas as regiões da Capital cearense, desde a área nobre até as mais periféricas.

"O Caminhão da Luz foi um enorme sucesso. No ano passado, foi a melhor forma que encontramos pra levar a magia do Natal para toda a cidade. As pessoas ficaram nas janelas das casas e apartamentos acompanhando e registrando as crianças e os jovens cantando hinos e músicas clássicas do Natal", ressalta Assis Cavalcante.

Online

Nesta 25ª edição do Ceará Natal de Luz, as tradicionais apresentações com artistas da música popular, orquestras, cameratas, tenores e bandas juvenis de música erudita acontecerão de forma online direto de importantes equipamentos culturais e pontos turísticos da Capital. Entre os locais que receberão os 13 espetáculos, estão: o Theatro José de Alencar, a Praça José de Alencar, o Teatro São José, a Praça Portugal e a CDL de Fortaleza. Os espaços não terão acesso livre ao público, que poderá acompanhar tudo de casa.

Presencial

O Cineteatro São Luiz receberá seis apresentações com público, respeitando o limite de capacidade do decreto vigente durante os dias 11, 18 e 19 de dezembro, quando acontecerá a programação do Ceará Natal de Luz no espaço cultural. Vão se apresentar o grupo teatral Blitz com um musical infantil, os bailarinos da Edisca e a Orquestra de Sopro de Pindoretama.

Árvores de redes com espetáculo de luzes e som

A tradicional e original árvore de Natal de redes aclamada por cearenses e turistas estará presente nas Praças do Ferreira (25 metros de altura), no Centro, e na Portugal (36 metros de altura), na Aldeota. O produto artesanal foi usado pela primeira vez para a construção das árvores de Natal da Capital cearense, em 2007. De lá para cá, outras árvores foram montadas com esse formato, mas em 2021, a escolha tem um significado emblemático.

Neste ano a grande novidade da árvore erguida na Praça Portugal será um espetáculo de luzes e som. A cada 30 minutos, a partir das 18h, quem passar pela região poderá ver luzes estroboscópicas com um acendimento sincronizado e uma trilha sonora emocionante.

COMENTÁRIOS