Grupo Cidade
HOME NOTÍCIAS NOTÍCIASMEIO AMBIENTE
Após ter sido considerada imprópria, Praia de Jericoacoara está própria para banho, diz Semace

O novo levantamento foi feito após a praia ter sido considerada imprópria no final do mês de outubro

Foto: Divulgação

Após uma nova análise da praia de Jericoacoara, em Jijoca, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) indicou que a área está própria para banho. O resultado foi divulgado pelo órgão nesta segunda-feira, 8, e apontou que, em uma análise no nível de bactérias presente, a praia está favorável para recreação.

O novo levantamento foi feito após a praia ter sido considerada imprópria no final do mês de outubro. Na análise das praias cearenses, apenas a praia de Jericoacoara e a da Baleia, em Itapipoca, foram consideradas desfavoráveis para banho. 

Segundo a Semace, a condição que a considerou imprópria foi “extremamente pontual”, a partir de uma contaminação que deve ter ocorrido pouco antes da coleta para análise. 

Segundo a Semace, são diversos os fatores que podem influenciar na qualidade das águas, como ligações clandestinas de esgoto, condições da maré, presença de animais, chuvas (pois leva sujeira até o mar pelas galerias pluviais) e concentração de edificações. No caso de Jeri, a Semaca não indicou o que pode ter levado à contaminação que mudou o resultado da análise.

É possível conferir semanalmente a balneabilidade (condições para o banho) das praias pelo site da Semace ou pelo aplicativo Semace Mobile. A Secretaria costuma oferecer um mapa para facilitar a identificação das praias. Entretanto, por ajustes no sistema, o mapa se encontra indisponível.

 

COMENTÁRIOS