HOME Notícias
Fortaleza inicia vacinação da 3ª dose em profissionais de saúde nesta quinta

No total, 67.471 profissionais de saúde estão cadastrados para a vacinação, de acordo com o IntegraSUS

Foto: Divulgação Prefeitura de Fortaleza

A Prefeitura de Fortaleza inicia a vacinação da 3ª dose em profissionais de saúde nesta quinta-feira, 7. Segundo dados da Secretaria Municipal de Fortaleza (SMS), 21.524 profissionais foram agendados para o primeiro dia. A lista está disponível no site. 

No total, 67.471 profissionais de saúde estão cadastrados para a vacinação, de acordo com o IntegraSUS.

O grupo foi adicionado recentemente como grupo prioritário da dose de reforço. Segundo o Ministério da Saúde, o intervalo entre a última dose recebida e a nova deve ser de pelo menos seis meses, independente do imunizante. 

A notícia de que os profissionais iriam integrar o grupo prioritário em Fortaleza foi anunciada pelo prefeito José Sarto (PDT) em suas redes sociais. O prefeito ainda destacou que, nesta quinta-feira, 4 mil pessoas foram agendadas para receber a 2ª dose da CoronaVac e 2.992 idosos estão marcados para a terceira dose, que vem ocorrendo com a Pfizer ou, no caso de falta, com a Janssen ou AstraZeneca. 

3ª dose

Fortaleza iniciou a vacinação da dose de reforço no dia 8 de setembro, priorizando idosos institucionalizados, idosos a partir de 70 anos e imunossuprimidos. 

A aplicação da terceira dose partiu de uma decisão do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que indicou que todos os imunossuprimidos que já tomaram a segunda dose da vacina há 21 dias e idosos a partir de 70 anos, há seis meses, poderão tomar uma terceira dose. 

A vacina para a dose reforço é a Pfizer. Entretanto, na falta do imunizante, a alternativa  deverá ser feita com as vacinas de vetor viral - que fazem do uso do vírus enfraquecido -, Janssen ou Astazeneca.

PUBLICIDADE