HOME Notícias
Ceará registra primeira morte pela variante Delta; homem não havia tomado vacina contra Covid

Ele estava internado em um hospital particular desde o dia 6 de agosto e faleceu no último domingo, 29

Foto: Divulgação

O Ceará registrou a primeira morte de uma paciente infectado pela variante Delta do novo coronavírus. O homem de 45 anos era obeso e não havia tomado a vacina contra Covid-19. Ele estava internado em um hospital particular desde o dia 6 de agosto e faleceu no último domingo, 29.

Até o momento, segundo informações da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), já há 96 casos da variante Delta no Estado. Destes, apenas 27 estão vacinados com pelo menos a primeira dose da vacina contra Covid-19, uma porcentagem de 29%, e 16 destes já completaram o esquema vacinal. 

“Este dado serve de alerta para a população se conscientizar da importância da vacinação como a principal arma para lutarmos contra essa pandemia. Quem toma a vacina protege a si e à coletividade. Outra medida importante com a chegada da variante Delta no Estado, inclusive com circulação comunitária, é o reforço do protocolo sanitário, com uso de máscara, álcool 70%, higiene frequente das mãos, além de evitar aglomeração”, declara o secretário da Saúde do Ceará, Marcos Gadelha, em nota enviada para a imprensa. 

O Estado já possui 24 municípios com registros da variante, sendo eles Aquiraz, Beberibe, Cascavel, Caucaia, Choró, Crateús, Eusébio, Fortaleza, Hidrolândia, Icó, Ipaporanga, Ipueiras, Irauçuba, Itapipoca, Jaguaretama, Maracanaú, Monsenhor Tabosa, Nova Russas, Paraipaba, Poranga, Quixeramobim, São Gonçalo do Amarante, Sobral e Tauá.

 

Histórico da variante Delta no Ceará

21/5 - primeiro caso suspeito da variante no Ceará, que mais tarde foi descartado pela Secretaria de Saúde (Sesa) 

29/7 - primeiro caso da variante Delta no Ceará

11/8 - Justiça decide que Ceará poderá exigir teste negativo ou vacinação contra Covid-19 de viajantes

12/8 - primeiro caso de transmissão comunitária (quando não há como rastrear) da variante Delta no Ceará 

13/8 - Justiça derruba decisão que exigia teste negativo ou vacinação para viajantes que chegavam ao Ceará

19/8 - Ceará possuía 43 pessoas infectada pela Delta 

 

PUBLICIDADE